O GABA é um neurotransmissor inibitório que costuma estar reduzido em transtornos ansiosos, no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e em doenças dolorosas como a fibromialgia.
Para ajudar a frear a ansiedade e a dor devemos estimular a produção de GABA. Estratégias que funcionam incluem: consumo de chá verde (fonte de teanina), aumento de vitamina B6 (importante também para produção de serotonina e norepinefrina e redução de glutamato). Amendoim, avelã, nozes, semente de girassol são fontes de B6 (piridoxina). O suplemento de B6 que chega mais rapidamente à célula (maior biodisponibilidade) é o piridoxal-5-fosfato (P-5-P).
Outras estratégias para aumentar GABA são dieta antiinflamatória, estratégias de combate ao estresse (como yoga e meditação), tratamento da disbiose intestinal e atividade física regular.
Alguns fitoterápicos também ajudam a aumentar GABA como Valeriana officinalis, Melissa officinalis (erva cidreira), Matricaria chamomilla (camomila), Passiflora incarnata (maracujá), Magnolia officinalis, Mulungu, óleos essenciais (lavanda, laranja).
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE