Um estudo foi desenhado para determinar os efeitos da suplementação de magnésio e / ou melatonina nos perfis metabólicos de mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP). A pesquisa foi um ensaio aleatorizado duplo-cego controlado por placebo foi conduzido com 84 mulheres com SOP com idades entre 18–40 anos.
As pacientes foram designadas aleatoriamente em grupos: (1) suplementação com magnésio, (2) suplementação com melatonina, (3) suplementação com magnésio mais melatonina ou (4) placebo (cápsula sem nenhum composto ativo), por 8 semanas (Mousavi et al., 2021).
Após a intervenção de 8 semanas, observou-se que as pacientes do grupo 3 (melatonina + magnésio) apresentaram redução do hirsutismo (pelos faciais) mais significativa. Também tiveram maior redução de fatores inflamatórios como fator de necrose tumoral-α (TNF-α), assim como o grupo que ingeriu apenas melatonina. Magnésio mais melatonina foi associado a um maior aumento nos níveis de capacidade antioxidante total em comparação com os outros grupos de tratamento