Estilo de vida moderno é um potencial fator a contribuir para a obesidade

Há 140 anos foi criada a luz elétrica e de lá para cá o mundo explodiu em avanços tecnológicos. As maravilhas do mundo moderna mudou a forma das pessoas viverem, trabalharem, estarem. Cada vez dormimos mais tarde e esta única mudança contribuiu para a chamada síndrome circadiana.

O que é a síndrome circadiana?

O sistema circadiano é um importante regulador de quase todos os aspectos da saúde e do metabolismo humano.

A síndrome circadiana já foi implicada em várias doenças crônicas, incluindo diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, esteatose hepática, depressão. Esta síndrome é realimentada. Por exemplo, quanto mais deprimida piorar a pessoa dorme e quanto menos dorme mais deprimida fica.

Como a disrupção circadiana é um importante fator etiológico da Síndrome Metabólica autores sugerem que seja reconhecida como uma 'Síndrome Circadiana' (Zimmet et al., 2019).

Como regular o ciclo circadiano?

Higiene do sono, atividade física, jantar cedo alimentos saudáveis, exposição à luz solar durante o dia e combate ao estresse, com estratégias como yoga e meditação. Alguns nutrientes (triptofano, magnésio, zinco, ômega-3 e vitaminas do complexo B) podem melhorar a qualidade do sono, por ajudarem no relaxamento ou por aumentarem a produção de melatonina.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/