Um estudo publicado em outubro de 2021 mostrou que 80% dos alimentos tipo fast food contém ftalatos, composto utilizado em plástico que pode causar câncer, danos ao fígado, rins e pulmão e no sistema reprodutivo. Dentre os alimentos testados os burritos foram os que apresentaram níveis mais altos de DEHT (Tereftalato de dioctilo, usado na composição de plásticos).
Não existe limite seguro para consumo de disruptores endócrinos. Gestantes devem tomar ainda mais cuidado e devemos evitar o consumo de ultraprocessados por crianças. Por serem pequenos, contaminam-se ainda com mais facilidade (Edwards et al., 2021).
Dois cientistas de Melbourne acreditam que o motivo pelo qual mais meninos estão nascendo com defeitos genitais e pênis cada vez menores é o plástico. Anualmente consumimos uma quantidade enorme de produtos embalados em plástico. Estes produtos contém substâncias como ftalatos e bisfenol A (BPA) que chegam à nossa corrente sanguínea e afetam o metabolismo de todo o corpo.
Observando dados de animais e humanos, os pesquisadores dizem que as taxas de hipospádia, são enormes. A hipospádia acontece quando a uretra - que deveria sair na ponta do pênis - está em outras partes da haste do órgão, gerando uma série de problemas de funcionalidade, incluindo dificuldade para urinar. O número de casos dobrou na Austrália.
Além de BPA e ftalatos (ambos usados em plásticos), parabenos (usados em pastas de dente e produtos de beleza) e atrazina (herbicida usado nos vegetais) também são disruptores endócrinos. Imitam o hormônio sexual feminino, estrogênio, uma possível causa do encurtamento do pênis.
Tipos e tratamento da hipospádia
A hipospádia faz com que a abertura da uretra (canal por onde sai a urina) não seja na ponta do pênis. Pode ser de 4 tipos:
Distal: a abertura da uretra está localizada em algum lugar perto da cabeça do pênis;
Peniana: a abertura aparece ao longo do corpo do pênis;
Proximal: a abertura da uretra está localizada na região próxima do escroto;
Perineal: a abertura da uretra está localizada próxima do ânus, fazendo com que o pênis se encontre menos desenvolvido que o normal. É a forma mais rara.
O tratamento de todos os tipos de encurtamento da uretra é cirúrgico e deve ser feito antes dos 2 anos de vida.
Beneficie os bebês e diminua seu consumo geral e significativamente daqueles itens supérfluos ou desnecessários, pois grande parte do que compramos vem embalado em plástico ou apresenta plástico na composição.