Suplementação no transtorno obsessivo compulsivo

Tiques, obsessões e compulsões são questões comuns no TOC, uma condição mental grave, mais comum no sexo masculino. O transtorno obsessivo-Compulsivo (TOC), frequentemente está associado a fenômenos sensoriais e comportamentos impulsivos. Foi relatado que esses sintomas clínicos influenciam os comportamentos alimentares, mas a literatura também mostrou que os padrões alimentares ou suplementos dietéticos podem aliviar o espectro clínico, sugerindo a existência de uma associação bidirecional.

transtorno obsessivo compulsivo.jpg

A adoção de padrões alimentares mais saudáveis reduz tiques e traços obsessivo-compulsivo. Certamente, o tratamento do TOC deve ser multidisciplinar e incluir neuropsiquiatras, psicólogos clínicos e nutricionistas. O aconselhamento nutricional deve ser o mais abrangente possível para promover uma dieta balanceada e informar sobre os efeitos colaterais nutricionais dos medicamentos ou potenciais interações medicamentosas (Briguglio et al., 2019). Pode ser feita também associação com suplementos que ajudam a equilibrar os níveis de glutamato no cérebro. Saiba mais sobre o tema neste vídeo:

PRECISA DE AJUDA? MARQUE SUA CONSULTA AQUI.

Outro suplemento que vem sendo estudado para redução dos sintomas obsessivos compulsivos é o inositol. Em geral, indica-se suplementação de 500 a 1.000mg ao dia. Mas o ideal é fazer acompanhamento e individualização, com especialista na área.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,