A beterraba vermelha (Beta vulgaris), como raiz vegetal natural e rica em fitoquímicos e compostos bioativos, é conhecida por seus papéis benéficos na melhoria de diversos resultados clínicos e patológicos. O suco de beterraba é uma estratégia de baixo custo para redução do estresse oxidativo, melhoria da circulação, da pressão arterial, renal, vascular e até para o controle do diabetes. Sim! Muita gente tem medo da beterraba e da sua quantidade de açúcares, mas ela também contém fibras, antioxidantes, betanina, vitaminas, minerais, nitrato…
Compostos bioativos da beterraba
Sua versatilidade, poder antiinflamatório, antioxidante e protetor da saúde deve-se ainda à presença de fitoquímicos biologicamente ativos, incluindo betalaínas (por exemplo, betacianinas e betaxantinas), flavonóides, polifenóis, saponinas. A beterraba é classificada como uma das dez plantas com maior atividade antioxidante.
Sua versatilidade ainda comprova-se na culinária. Pode ser consumida em sucos, sopas, salada, tortas, pães e onde mais a imaginação deixar. Mas o ideal é consumir a variedade orgânica. Dá até para cultivar em um vaso ou garrafa pet em casa (existem vários vídeos no youtube mostrando como fazer.
Outros vegetais que podem ser plantados em vasos
Ervas aromáticas: cebolinha, salsinha, hortelâ, alecrim
Folhosos: alface, rúcula, couve-flor,chicória, alface, acelga, brócolis, espinafre, beterraba, couve, alface, cenoura, tomate cereja
Frutíferas, romã, limão, laranja, jaboticaba,