Efeitos benéficos da beterraba na saúde cardiovascular

A beterraba vermelha (Beta vulgaris), como raiz vegetal natural e rica em fitoquímicos e compostos bioativos, é conhecida por seus papéis benéficos na melhoria de diversos resultados clínicos e patológicos. O suco de beterraba é uma estratégia de baixo custo para redução do estresse oxidativo, melhoria da circulação, da pressão arterial, renal, vascular e até para o controle do diabetes. Sim! Muita gente tem medo da beterraba e da sua quantidade de açúcares, mas ela também contém fibras, antioxidantes, betanina, vitaminas, minerais, nitrato…

photo_2021-03-20 10.58.45.jpeg

Compostos bioativos da beterraba

Sua versatilidade, poder antiinflamatório, antioxidante e protetor da saúde deve-se ainda à presença de fitoquímicos biologicamente ativos, incluindo betalaínas (por exemplo, betacianinas e betaxantinas), flavonóides, polifenóis, saponinas. A beterraba é classificada como uma das dez plantas com maior atividade antioxidante.

Sua versatilidade ainda comprova-se na culinária. Pode ser consumida em sucos, sopas, salada, tortas, pães e onde mais a imaginação deixar. Mas o ideal é consumir a variedade orgânica. Dá até para cultivar em um vaso ou garrafa pet em casa (existem vários vídeos no youtube mostrando como fazer.

Outros vegetais que podem ser plantados em vasos

  • Ervas aromáticas: cebolinha, salsinha, hortelâ, alecrim

  • Folhosos: alface, rúcula, couve-flor,chicória, alface, acelga, brócolis, espinafre, beterraba, couve, alface, cenoura, tomate cereja

  • Frutíferas, romã, limão, laranja, jaboticaba,

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/