O melasma é uma condição de pele caracterizada pelo surgimento de manchas escuras no rosto, principalmente no nariz, bochechas, testa, queixo e lábios. Não é uma doença, é uma defesa da pele.
Fatores de risco para o surgimento do melasma
Genética (30 a 50% das pessoas com melasma relatam outros casos na família)
Exposição solar
Excesso de radicais livres
Inflamação (adotar dieta antiinflamatória - diminuir leite, glúten, ou realizar testes para entender alergias e sensibilidades alimentares)
Alterações hormonais - muito comum na gravidez, nas mulheres que usam anticoncepcionais (pode trocar pelo DIU de cobre ou prata), nas que sofrem com muita TPM (síndrome pré menstrual), de problemas tireoidianos, ou com a entrada na menopausa
Estresse (pelo aumento do cortisol)
Se for no dermatologista ele recomendará um protetor solar, mas existem também os fotoprotetores orais:
Vitamina E - capriche nas castanhas, sementes, nozes, amêndoas, avelãs, azeite de dendê, azeite de oliva extra virgem. A vitamina E do alimento é muito melhor do que o de suplementos porque tem complexo E (alfa, beta, gama, delta tocoferol, alfa, beta, gama, delta tocotrienol) - 8 tipos ao invés de 1 - há sinergismo no alimento, facilitando a absorção.
Vitamina C presente em frutas e verduras variadas
Chá verde, chá mate
Carotenóides presentes nos alimentos amarelos e alaranjados como melão, manga, mamão, abóbora e cenoura
Sementes linhaça e chia moídas para combater o excesso de estradiol (bloqueio do receptor estrogênico) pela presença de fitohormônios e combate à inflamação pela presença de ômega-3
Também é importante Investigar alergias e intolerâncias alimentares, retirando da dieta o que te faz mal. Além disso, evite bebidas alcoólicas, pois agravam a dominância estrogênica e pioram as manchas.