Na França uma pequena aldeia foi inaugurada para receber idosos com a doença de Alzheimer. A “aldeia Alzheimer” faz parte de um experimento que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes diagnosticados com a doença. O complexo independente fica em Dax, uma cidade termal no sudoeste da França e imita uma cidade pequena, com um supermercado, centro de saúde, salão de beleza e biblioteca.
O que é a doença de Alzheimer?
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência. É um distúrbio irreversível e progressivo que danifica e eventualmente destrói as células cerebrais, levando à perda de memória e comprometimento das habilidades cognitivas.
A demência foi descrita como uma das maiores crises globais de saúde do século 21. Cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de demência e ocorrem quase 10 milhões de novos casos todos os anos. O custo global anual estimado da doença é de US $ 818 bilhões, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Como funciona a vila?
Os 120 residentes da aldeia Alzheimer em Dax têm liberdade para se movimentar dentro da vila, que foi projetada para garantir segurança e auxiliar os idosos em relaçao ao senso de direção, orientação visual e memória.
A empresa de arquitetura dinamarquesa Nord Architects criou uma vila com edifícios e uma praça semelhante às encontrados nas cidades fortificadas medievais comuns na região de Landes, no sudoeste da França.
Os moradores vivem em pequenas casas compartilhadas, organizadas em quatro bairros, ao lado de 100 cuidadores e 12 voluntários que organizam diversas atividades. O projeto foi inspirado em Hogeweyk, a primeira “vila da demência” do mundo, perto de Amsterdã, na Holanda. Lá, os residentes são agrupados em casas compartilhadas de acordo com suas origens e interesses, e podem ajudar a cozinhar, limpar e comprar seus próprios mantimentos.
Vários outros países têm criado suas próprias versoes da aldeia da demência, como Irlanda e Austrália. Os defensores desta nova forma de cuidar de quem sofre de demência dizem que os pacientes são mais ativos e sociáveis e requerem menos medicamentos do que aqueles em instituições convencionais de cuidados para idosos.
Estágios da doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer é progressiva e atualmente nao tem cura. Por isso, a prevençao é fundamental e deve começar hoje mesmo. As fases da doença sao:
FASE 1 (Inicial ou Leve) - O primeiro estágio é marcado por alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais. Tais mudanças ainda não são suficientes para afetar significativamente a rotina de trabalho ou os relacionamentos. As pessoas nesse estágio costumam ter lapsos de memória quando se trata de informações simples, como conversas, eventos recentes ou compromissos. Também podem ter problemas para julgar a quantidade de tempo necessária para realizar uma tarefa do cotidiano ou para julgar corretamente o número ou a sequência necessária de etapas para completar afazeres domésticos. A capacidade de tomar decisões também pode se tornar mais difícil. Por fim, no estágio inicial, ainda podem ocorrer problemas leves de linguagem, desmotivação, perda de interesse por atividades e hobbies e mudanças de humor, como depressão ou ansiedade.
FASE 2 (Moderada) - Neste estágio, as dificuldades de linguagem, assim como para realizar tarefas simples e coordenar movimento, são acentuadas. Como as limitações ficam mais graves, os impactos são mais evidentes e começam a dificultar bastante o dia a dia. A pessoa pode ficar muito desmemoriada, especialmente quando se trata de eventos recentes e nomes de pessoas próximas. Torna-se incapaz de executar tarefas simples, como cozinhar, limpar a casa e fazer compras. Portanto, pode precisar de um cuidador para ajudá-la 24 horas por dia.
A pessoa com Alzheimer em estágio moderado também pode precisar de ajuda para a higiene básica e para sair de casa, pois corre o risco de se perder caso saia sozinha. Por fim, as mudanças de humor e comportamento se tornam mais intensas, incluindo distúrbios graves de sono, repetir a mesma pergunta várias vezes, ter dificuldades para falar e gritar com frequência. Alucinações também podem ocorrer.
ESTÁGIO 3 (Grave) - Na fase grave da doença, a pessoa com Alzheimer já é completamente dependente de um cuidador. Ela pode apresentar dificuldades para falar, comer, andar e incontinência urinária e fecal. Em geral, o paciente já não reconhece parentes, amigos e objetos familiares. Não entende o que acontece ao seu redor e pode manifestar comportamentos inapropriados em público. Aos poucos, pode necessitar de uma cadeira de rodas para se locomover.
ESTÁGIO 4 (Terminal) - a pessoa com Alzheimer está restrita ao leito. Em muitos casos, não consegue se alimentar normalmente pela boca e pode sofrer infecções recorrentes. A progressão da doença pode variar de pessoa para pessoa e, além disso, é comum apresentar períodos de estabilidade em cada um dos estágios.
PREVENÇAO E TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER
Atividade física, tratamento de infecçoes e da disbiose intestinal, leituras, aprendizados constantes, higiene oral, controle de glicemia, colesterol, niveis de homocisteina, inflamaçao e reduçao do estresse fazem parte do protocolo preventivo. A dieta mais estudada para a prevenço do Alzheimer é a dieta mind:
Para pacientes com diagnóstico de Alzheimer um protocolo bastante comentado é o Recode: