O que é treinamento cognitivo?

Vários aplicativos e empresas oferecem serviços que prometem melhoria da capacidade de aprendizado, memória, prevenir a demência. Mas funcionam?

Treino para o cérebro

Também conhecido como treinamento cerebral, o treinamento cognitivo é uma abordagem não medicamentosa que envolve seguir uma série de atividades mentais regulares destinadas a ajudar a manter ou mesmo aumentar as habilidades cognitivas (de pensamento) de uma pessoa.

Que habilidades do cérebro podem ser treinadas?

  • Atenção

  • Flexibilidade cognitiva

  • Solução de problemas

  • Raciocínio

  • Memória de trabalho

Os tipos gerais de treinamento mental podem envolver jogos de tabuleiros (como xadrez), videogames, palavras cruzadas, realidade virtual, interações sociais, atividades criativas (pintar, tocar um instrumento etc), leitura, meditação. Quanto mais os órgãos dos sentidos são envolvidos, melhor.

Essas habilidades têm usos óbvios na vida diária. Ser capaz de prestar atenção pode ajudá-lo a se concentrar em uma aula ou a concluir tarefas sem se distrair. Ser capaz de lembrar mais coisas pode ajudá-lo a aprender coisas novas com eficiência ou lembrar os nomes de novas pessoas que você conhece.

Quem beneficia-se do treinamento cognitivo?

Existem vários motivos pelos quais as pessoas podem querer tentar o treinamento cognitivo. Os cinco principais são:

  1. Retardar os declínios cognitivos associados ao envelhecimento (Williams, & Kemper, 2010; Rebok et al., 2014)

  2. Ajudar os adultos mais velhos a permanecerem mais independentes (

  3. Aperfeiçoar habilidades mentais necessárias na vida diária (Edwards et al., 2017)

  4. Restaurar funções perdidas com um derrame cerebral (Gamito et al., 2015)

  5. Melhorar foco de pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Os pesquisadores vêm estudando o impacto do treinamento do cérebro há décadas. No entanto, continua a haver surpreendentemente pouco consenso sobre a eficácia do treinamento cognitivo. Embora existam pesquisas que apóiam a ideia de que exercícios específicos de treinamento cerebral podem melhorar habilidades cognitivas específicas, existem outros estudos que chegaram a conclusões diferentes.

Os pesquisadores também questionaram se as habilidades adquiridas durante esses exercícios de treinamento são transferidas para atividades do mundo real. Em outras palavras, jogar um jogo de treinamento de memória realmente significa que você se lembrará onde estão suas chaves ou que precisa buscar os netos na escola?

O que parece ser verdade é que não há uma pílula mágica. Um cérebro saudável definitivamente beneficia-se de estímulos. Contudo, fazer palavras cruzadas diariamente não garante mais memória ou melhoria cognitiva se faltar oxigênio e nutrientes no cérebro. Atividade física e alimentação saudável são fundamentais para um cérebro de alta performance. O protocolo Recode, por exemplo, criado para prevenção e tratamento da doença de Alzheimer, baseia-se em vários pontos como dieta cetogênica e antiinflamatória, associada a suplementação, atividade física de alta intensidade, controle do estresse (yoga, meditação, contato com a natureza), qualidade do sono e treinamento cognitivo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags