O que é neuroplasticidade?

O cérebro faz parte, junto com a medula espinhal, do sistema nervoso central (SNC). O sistema nervoso periférico (SNP) é composto de nervos espinhais que se ramificam da medula espinhal e nervos cranianos que se ramificam do cérebro.

O cérebro controla todas as funções do corpo, interpreta as informações do mundo exterior e incorpora a essência da mente e da alma. Inteligência, criatividade, emoção e memória dependem de um cérebro saudável. Protegido dentro do crânio, o cérebro é composto pelo cérebro, cerebelo e tronco cerebral (tronco encefálico).

Como o cérebro funciona?

O cérebro recebe informações por meio dos cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. Reúne as mensagens recebidas e gera um significado, que pode ser armazenado ou não na memória. O cérebro controla nossos pensamentos, memória e fala, o movimento dos braços e das pernas e a função de muitos órgãos do corpo.

O cérebro adapta-se quando entra em contato com aprendizado, experiências, traumas, comportamentos e fatores ambientais. É a plasticidade neural ou neuroplasticidade. Quanto mais o cérebro entra em contato com determinados fatores mais adapta-se. É como levantar pesos. Quanto mais malhamos mais fortes ficamos.

O que é neuroplasticidade?

A plasticidade cerebral, pode então ser definida como a capacidade do sistema nervoso de alterar sua atividade em resposta a estímulos intrínsecos ou extrínsecos reorganizando sua estrutura, funções ou conexões. Uma propriedade fundamental dos neurônios é sua capacidade de modificar a força e a eficácia da transmissão sináptica por meio de um número diverso de mecanismos dependentes da atividade, normalmente referidos como plasticidade sináptica (Mateos-Aparicio, & Rodríguez-Moreno, 2019). O treinamento cognitivo, a atividade física e a alimentação saudável estimulam a neuroplasticidade.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags