O que é a doença de Alzheimer?

Alzheimer é a causa mais comum de demência, um termo geral para perda de memória e outras habilidades cognitivas sérias o suficiente para interferir na vida diária. A doença de Alzheimer é responsável por 60-80% dos casos de demência.

Mas atenção! Alzheimer não é uma parte normal do envelhecimento. Apesar do fator genético contribuir bastante para o surgimento da doença a mesma pode ser prevenida e tratada com dieta adequada, atividade física, treino cognitivo, controle do estresse, da inflamação e da qualidade do sono.

Características da doença de Alzheimer

Para a maioria das pessoas o primeiro sintoma a aparecer é a dificuldade de lembrar novas informações. Contudo, alguns pacientes relatam como primeiros sintomas:

(1) a dificuldade de lembrar palavras e expressá-las,

(2) a diminuição da capacidade de funcionamento no trabalho ou atividades domésticas comuns,

(3) falta de empatia.

Estágios da doença de Alzheimer

Estágio 1 - comprometimento de memória e da função executiva

Neste estágio, os pacientes apresentam dificuldade em lembrar de novas informações, mas lembram-se de informações do passado. A função executiva refere-se a um conjunto de habilidades que são cruciais para organizar a vida.

Estágio 2 - sintomas corticais

No estágio 2 o compormetimento cognitivo agrava-se e aparecem mais dificuldades de linguagem, práxis e percepção visual. A apraxia refere-se à incapacidade de realizar uma atividade motora aprendida, embora a força e a sensibilidade estejam dentro da normalidade. Apesar de não haverem problemas nos músculos a pessoa pode ter dificuldades para falar, se vestir, cozinhar, tomar banho, usar talheres…

Estágio 3 - declínio físico

Problemas para andar, deglutir, controlar a micção e movimentos intestinais podem se instalar. Estas pessoas precisam de mais apoio e cuidados.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags