Tratamento da obesidade na adolescência

A adolescência marca a transição entre a infância e o início da vida adulta. É um momento crucial para o desenvolvimento. Vai aproximadamente dos 11 aos 21 anos e acompanha-se por alterações físicas facilitadas por fatores genéticos, hormonais e ambientais.

O tamanho e a forma do corpo alteram-se significativamente. Mulheres ganham mais gordura corporal, a resistência à insulina é maior e para muitos, o excesso de peso torna-se uma realidade. O ganho excessivo de peso tende a mexer com a auto estima e muitos adolescentes adota dietas restritivas, sem orientação. Como o crescimento é acelerado e a fome é muita, gera-se um ciclo de fome-compulsão-fome-compulsão que pode perdurar por décadas.

Nesta entrevista conversei com a nutricionista Ozzy Santana. Ela desenvolveu obesidade cedo na vida e demorou muito tempo para fazer as pazes com a comida e com o corpo. Vale a pena escutar os ensinamentos:

O ideal é que a família inteira adote hábitos de vida saudáveis visando a prevenção da obesidade. Se o ganho de peso está excessivo há necessidade de acompanhamento especializado, com nutricionista e psicólogo. Visitas mensais a estes profissionais são muito importantes. A atividade física deve ser realizada na maior parte dos dias da semana, limitando o tempo de TV e vídeo games.

A base de todas as recomendações nutricionais inclui o consumo de cinco ou mais porções de vegetais e frutas diariamente, minimizando / eliminando bebidas adoçadas com açúcar. Deve-se limitar o número de refeições feitas fora de casa, limitando o tamanho das porções e permitindo que adolescentes para regular suas refeições sem restringir demais os hábitos alimentares. Outras opções de tratamento (como medicamento, jejum intermitente) podem ser consideradas, dependendo do caso e das co-morbidades associadas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/