Prevenção do Alzheimer | Redução da velocidade de evolução da demência

O cérebro é o órgão mais importante do corpo. Sem ele tudo falha. E para um cérebro saudável na velhice precisamos cuidar de toda a saúde desde cedo. Resistência à insulina, inflamação, disfunções hormonais, alergias, intoxicações, alterações genéticos, infecções, disfunção mitocondrial, disbiose intestinal, glicotoxicidade são alguns dos fatores que contribuem para processos demenciais. Mas o que é a demência?

Dr.  Alberto Costa.

Dr. Alberto Costa.

Carências nutricionais também impactam o desempenho cerebral. O cérebro precisa ser protegido, precisa conter problemas, eliminar toxinas, fazer faxinas. E tudo isso depende de vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoquímicos.

Dieta adequada, sono de qualidade, atividade física, jogos e exercícios cerebrais, higiene oral, suplementação apropriada, são algumas das estratégias fundamentais para a prevenção e tratamento do Alzheimer.

Sem um estilo de vida adequado o cérebro segue perdendo conexões. Se isto acontece de forma acelerada muitas funções podem ficar comprometidas.

A doença em estágio avançado compromete a capacidade do idoso em cuidar de suas necessidades pessoais. Mas a degeneração do cérebro não acontece de uma hora para outra. Ele vai piorando lentamente, ao longo de 25 a 30 anos. Hoje é o melhor dia para você começar a cuidar de sua saúde e, consequentemente, de seu cérebro.

Um ponto importante é estimular o aumento de BDNF, fator neurotrófico que facilita a neuroplasticidade (para que o cérebro faça novos caminhos neurais). Isto pode ser feito de várias formas:

PREVENÇÃO E REVERSÃO DO DECLÍNIO COGNITIVO - CURSO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/