Redes sociais, relação com o corpo e o comer transtornado

Bulimia e anorexia são transtornos alimentares, diagnósticos que precisam ser tratados com uma combinação de medicamentos, psicoterapia e orientação nutricional adequada. Muitas pessoas não sofrem de transtornos alimentares mas também não tem uma relação boa com a comida. Privam-se quando querem comer, comem sem estar com fome, pensam em comida a maior parte do dia e por aí vaí. É o comer transtornado, um conjunto de comportamentos que levam ao comer disfuncional e impactam negativamente o bem estar (Brewer et al., 2018).

Social-Media-and-Body-Image-article-FB-KING.png

A comida serve para nos nutrir, para nos dar prazer, para celebrarmos. Mas se começa a ocupar na vida um espaço muito grande, a interferir em outras rotinas e até nas relações passa a ser disfuncional. Pessoas que apresentam o comer transtornado têm pensamentos, crenças e atitudes relacionadas à comida, ao peso e à forma corporal que levam a comportamentos rígidos ou inflexíveis na forma como comem e como se exercitam. Pessoas com comer transtornado vivem preocupadas com ingredientes, calorias, peso. Se comem algo considerado “mal” culpam-se ou correm para academia para punir o corpo que não deveria ter consumido tal coisa. Algumas pessoas deixam de estar em ambientes que apreciam para não exporem-se a certos alimentos. Com isso, deixam de socializar com entes queridos. Nem precisamos dizer que a ansiedade tende a aumentar, assim como a insatisfação corporal, apesar dos constantes esforços para dominar o corpo.

Temos que ter cuidado com o que postamos nas mídias para não incentivar o culto ao corpo, o culto à magreza, dietas malucas, versões deturpadas do que seria belo ou saudável, pois pessoas vulneráveis ou influenciáveis podem desenvolver uma relação precária com a alimentação ao seguir determinados conteúdos.

Comer nunca deveria gerar sentimentos desagradáveis, nunca deveria provocar angústia ou medo. Poste com mais intenção, poste se for útil, relevante e bom para as pessoas que te seguem.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/