Suplementos para mulheres que sentem dores nos seios no período pré-menstrual

O ciclo menstrual é composto por três fases: (1) folicular; (2) lútea; (3) secretora. A fase folicular vai do primeiro dia que a mulher menstrua até a próxima ovulação. Nesta fase são produzidos folículos, que abrigam os ovócitos ou células germinativas femininas. Um destes folículos vai se desenvolver mais rapidamente, tornando-se responsável pelo aumento da produção de estrogênio. Este hormônio influencia o tamanho dos seios, o brilho da pele e prepara o útero para uma possível gravidez.

ciclo-menstrual.jpg

A fase lútea tem a duração de 11 a 16 dias, dependendo da mulher e começa quando o folículo que continha o ovócito se transforma em corpo lúteo. A partir de então, passa a produzir progesterona e estrogênio. É nesta fase que o útero se prepara para o possível surgimento do embrião. O endométrio se alarga e fica cheio de líquidos e nutrientes que alimentarão o bebê. O muco do colo do útero aumenta para impedir a entrada de espermatozóides e bactérias. A temperatura corporal aumenta e surgem os sintomas da TPM. Para algumas a fase é marcada por irritabilidade, para outras por crises de choro e para outras por dores nos seios ou cólicas. Nesta fase, a mulher também sente-se com menos energia, sendo importante trocar as práticas de cross fit por yoga, caminhadas ou outros exercícios mais restaurativos.

A dieta precisa ser antiinflamatória, rica em sementes como gergelim, semente de girassol e vitamina E (como abacate, avelã, azeite de oliva extra virgem, castanha do Pará). Mulheres que sentem mais dores beneficiam-se da suplementação de ácido gamalinoleico (GLA), um tipo de gordura que ajuda a reduzir inchaço, inflamação e dores. Para aquelas com poucos sintomas a suplementação poderia ser feita nesta fase. Contudo, para mulheres muito inflamadas sentirem os benefícios precisarão suplementar por 30 a 90 dias. Algumas ainda suplementam e não observam melhoras. Um dos motivos pode ser a compra de suplementos com pouco GLA. Os mais caros nem sempre são os melhores neste sentido. O importante é comprar uma marca com níveis mais altos deste lipídio. Exemplo:

Evening primrose oil (now) - 2 cápsulas = 180 mg de GLA

Gama lift (essential) - 2 cápsulas = 200 mg de GLA

Boraprim (vitafor) - 2 cápsulas = 300 mg de GLA

Na fase secretora a mulher tem uma nova menstruação.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,