Que substâncias são proibidas no esporte e passíveis de punição como doping?

A WADA (agência mundial anti-doping) foi fundada em 1999 e tem como missão promover um mundo anti-doping no meio esportivo. O doping é o uso de substâncias ou métodos que levem ao aumento da performance esportiva acima das condições naturais do atleta ou aquelas que possam causar algum dano à saúde.

Entram na lista de substâncias proibidas em 2020 esteróides anabolizantes androgênicos, hormônios peptídicos, fatores de crescimento, beta-2 agonistas, moduladores hormonais e metabólicos, diuréticos e agentes mascarantes. Durante as competições também são proibidas as substâncias estimulantes, narcóticos, canabinóides (exceto CBD), glicocorticóides. Neste documento são descritos os nomes de cada um destes compostos proibidos e também é dada uma lista das substâncias proibidas em alguns esportes específicos.

Também são proibidos métodos de manipulação do sangue e componentes sanguíneos, doping genético e celular. Pessoas que fazem uso ou recomendam o uso de métodos ou substâncias consideradas doping pela WADA colocam em risco à saúde e a carreira atlética, além de diminuir a competitividade nos campeonatos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/