As cólicas menstruais afetam até 90% das mulheres mais jovens. Para a descamação uterina e menstruação o corpo produz prostaglandinas (substâncias inflamatórias). O excesso de prostaglandinas aumenta a dor. Mas estudos mostram que o uso do gengibre reduz bastante este desconforto. Por isso, o ideal é o uso de uma colher de chá do pó ou raiz fresca, 3 vezes ao dia. Pode ser no chá, na salada, na sopa, no suco…
Você também pode aplicar uma compressa quente sobre o ventre e marcar uma avaliação nutricional. Se for o caso, seu nutricionista poderá prescrever suplementos, que variam conforme a necessidade da mulher.
Correção de carências nutricionais
Cálcio elementar - 300 a 500 mg
Piridoxal 5 fosfato - 20 a 40 mg
Vitamina D3 - 400 a 2.000 UI
Magnésio elementar - 50 a 200 mg
Outros suplementos que garantem dias mais tranquilos:
Serenzo (extrato da laranja Citrus sinensis) - 250 a 500 mg (promove tranquilidade e bem-estar)
Vitex agnus castus - 20 a 40 mg (redução de dores nas mamas)
5HTP ou griffonia simplicifolia - 50 a 200 mg (aumento da serotonina e redução da irritabilidade)
Óleo de prímula - 1 a 3 g (aumenta absorção de cálcio e tem ação antiinflamatória). Mulheres muito inflamadas sentirem os benefícios precisarão suplementar por 30 a 90 dias. Algumas ainda suplementam e não observam melhoras. Um dos motivos pode ser a compra de suplementos com pouco GLA. Os mais caros nem sempre são os melhores neste sentido. O importante é comprar uma marca com níveis mais altos deste lipídio. Exemplo:
Evening primrose oil (now) - 2 cápsulas = 180 mg de GLA
Gama lift (essential) - 2 cápsulas = 200 mg de GLA
Boraprim (vitafor) - 2 cápsulas = 300 mg de GLA