Pessoas com obesidade possuem um risco aumentado para doenças como diabetes, hipertensão, esteatose, certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Porém, emagrecer não costuma ser tarefa fácil. As pessoas obesas não são preguiçosas, desleixadas ou simplesmente gulosos. Podem ter uma combinação genética que facilita o ganho de peso e a compulsão. Esta genética, combinada a um ambiente obesogênico (que favorece o consumo de calorias) dificulta muito a manutenção da dieta. Querer emagrecer não é um defeito, pois muitas pessoas obesas são discriminadas na escola, no trabalho, na rua. O problema é querer emagrecer a qualquer custo, submetendo o corpo a dietas malucas ou punitivas. As mesmas são impossíveis de seguir em longo prazo e costumam gerar mais compulsão, o que gera mais consequências físicas e psicológicas negativas (Rubino et al., 2020).
Uma dieta a mais não funcionará. A maioria das pessoas obesas já fez dietas demais, sabem muito sobre alimentação. Por isso, o tratamento de nossa equipe envolve acompanhamento psicoterápico e aconselhamento nutricional na abordagem comportamental. O objetivo do tratamento vai muito além do emagrecimento. Inclui a compreensão dos fatores que contribuem para a compulsão, entender a relação de cada paciente com a comida, discussão de estratégias para lidar com a culpa ou vergonha em relação à alimentação, identificação de emoções e como afetam o alimentação, busca de estratégias diferenciadas para lidar com emoções negativas (que não envolvam a alimentação), implementação de técnicas de alimentação consciente e muito mais.
O programa de 3 meses (12 semanas) inclui uma sessão semanal com psicóloga e uma sessão quinzenal com nutricionista. Pode ser pago em até 12 vezes (ou 10% de desconto a vista). Abrimos apenas 10 vagas a cada 3 meses. Entre em contato para agendar. Você pode participar do programa de qualquer parte do mundo. Todo o tratamento é feito online e após o agendamento das sessões com psicóloga e nutricionista receberá por email um link para a sala de videoconferência.