Entre 30 e 50% de toda vitamina B9 consumida é usada pela mitocôndria

O folato (vitamina B9) é uma vitamina hidrossolúvel, presente em alimentos como vegetais verde escuros, feijões e banana. É essencial para a formação de glóbulos vermelhos e brancos na medula óssea. Também participa no organismo humano de muitas reações enzimáticas, no metabolismo de aminoácidos e nucleotídeos.

Uracil.jpg

Nucleotídeos (adenina, guanina, citosina, uracil e timina) são os blocos construtores dos ácidos nucléicos, do DNA e do RNA.

O folato fornece grupos metil (CH3) para a síntese de várias substâncias, para a metilação do DNA e na prevenção da incorporação de uracil no DNA. A deficiência de folato resulta na biossíntese prejudicada de DNA e RNA, reduzindo assim a divisão celular e prejudicando o reparo de tecidos. A explicação mais plausível para o efeito de baixo folato no rompimento dos cromossomos é a excessiva incorporação de uracil no DNA, uma lesão mutagênica que leva a quebras no DNA.

Estudos que a deficiência de folato e / ou vitamina B12 e a homocisteína plasmática elevada (um indicador metabólico da deficiência de folato) estão significativamente correlacionadas com o aumento da formação de micronúcleos e a redução do comprimento dos telômeros. A redução do comprimento dos telômeros aumenta o risco de câncer e acelera o envelhecimento. Quando falta B9 e/ou B12 a primeira coisa que sofre é a memória, pois falta acetilcolina.

Todas estas reações no corpo só acontecem se as mitocôndrias estiverem funcionando adequadamente. Estas organelas são as usinas energéticas das células e seu funcionamento é potencializado na presença de compostos como folato e outras vitaminas do complexo B, ácido ascórbico, tocoferol, zinco, selênio, carnitina e ácido lipóico (Kucharská, 2008; Wesselink et al., 2019).

Estudos de intervenção em humanos mostram que a hipometilação do DNA, quebras de cromossomos, incorporação de uracilos e formação de micronúcleos são minimizadas quando a concentração de folato nos eritrócitos é maior que 700 nmol/L e a formação de micronúcleos é minimizada quando a concentração plasmática de vitamina B12 é maior que 300 pmol/L e homocisteína plasmática é menor que 7.5 μmol/L. Essas concentrações são atingíveis em níveis de ingestão iguais ou superiores à ingestão diária recomendada de folato (isto é, > 400 μg/dia) e vitamina B12 (isto é, > 2 μg/dia), dependendo da capacidade do indivíduo de absorver e metabolizar essas vitaminas, que podem variar devido a fatores genéticos e diferenças epigenéticas (Fenech, 2012). Quando a pessoa é homozigota para MTHFR (este teste genético é muito importante em várias condições de saúde) a suplementação de folato pode precisar aumentar para 1.000 μg/dia para adultos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/