Você quer render muito, cuidar do corpo, comer bem, ler mais, ser melhor pai ou mãe, líder ou amigo, mas sua energia, paciência e confiança não acompanham seus sonhos? Existem muitas causas para o cansaço extremo como doenças (hipotireoidismo, diabetes descontrolado, câncer, doença celíaca e outras condições de saúde crônicas), crises (morte de um ente querido, traição, abuso). Contudo, os 10 fatores mais comuns e que drenam a energia e vitalidade mesmo em pessoas saudáveis são:
1 - Má alimentação: dietas malucas, baixíssimo consumo de carboidratos, alimentação pobre em frutas e verduras, carências nutricionais ou alto consumo de alimentos inflamatórios geram muito cansaço. Falo um pouco sobre o tema neste vídeo. Adote uma dieta antiinflamatória. Se preciso for, agende uma consultoria.
2 - Sedentarismo: o corpo humano precisa de movimento. Se você passa o dia todo sentado, seu condicionamento físico sofre, seu coração e pulmões ficam mais preguiçosos. E se você ganhar muito peso mover-se gerará muito cansaço. Faça todos os dias movimentos que lhe dêem prazer. Pode ser uma caminhada, pode ser esgrima, andar de skate, surfar, malhar. Não tem tempo para sair? Não há problema. Faça exercícios ou pratique yoga em casa.
3 - Pensamentos negativos: Se você tem uma mentalidade muito negativa sobre a vida, o dinheiro, o amor, a saúde, as relações, o trabalho, gastará muita energia pensando e remoendo situações. Nem preciso dizer que terminará o dia de mal humor e exausto. Precisamos ter esperança e capacidade de enxergar a luz no fim do túnel. Se estiver deprimido procure ajuda. A psicoterapia ajuda muito. Falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e abre espaço para novos crescimentos. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência (juliat.maciel @ gmail. com).
4 - Relacionamentos tóxicos: As pessoas não são tóxicas. A maioria é boa e tem relações saudáveis em várias áreas, mesmo que não esteja funcionando com você. Se isso acontece, se está relacionando-se com alguém que destrói sua autoestima, suga sua energia, que te ameaça, que gera insegurança, críticas constantes está na hora de rever. Vocês podem ser ótimos para outras pessoas. A base para a saúde passa por encontrar tribos saudáveis.
5 - Estresse: Se você está sobrecarregado e começa a perceber sintomas relacionados ao estresse, como envelhecimento acelerado, menos paciência, baixa libido, fadiga, irritabilidade, ganho de peso, cicatrização lenta de feridas, alterações hormonais, dor, doenças crônicas precisará rever sua rotina diária. O Ayuveda nos ensina justamente a olhar para a vida e assumir a responsabilidade por uma rotina que nos dê vitalidade, longevidade, beleza e energia.
6 - Sono desregulado: você está viciado em redes sociais, passa horas a mais na internet ao invés de ir para a cama na hora que seu corpo pede? Dormir pouco impacta negativamente a memória, o humor, a produtividade, a imunidade e o metabolismo. Quem dorme pouco produz mais cortisol, acumula mais gordura abdominal, tem o envelhecimento mais acelerado, os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial sobem e com isso o risco de ataques cardíacos e derrames. Desligue o celular mais cedo e dê uma chance à meditação. Este hábito alivia o estresse, contribui para o sono de qualidade e ajuda a melhorar a performance física e mental.
7 - Problemas financeiros: Se você está se afogando em dívidas, se suas contas estão fora de controle, vai acabar tendo uma crise e, claro, isso consumirá sua energia. Outro dia li que Nicolas Cage, o famoso ator de Hollywood ganhou mais de 150 milhões de dólares na vida e está totalmente endividado, estressado, deprimido e sofrendo inúmeros processos do governo, por não conseguir pagar o imposto de renda exorbitante. Organize-se, não gaste mais do que ganha e aprenda a poupar para dormir tranquilo à noite.
8 - Falta de propósito: Ganhar dinheiro é importante, mas se o seu trabalho é apenas um meio para pagar contas, você não se sentirá feliz. Se você não encontra uma forma de servir aos outros (ou se encontra mas sempre adia seus projetos mais queridos), se você não encontra tempo para estudar, crescer e evoluir, a vida acaba ficando sem sentido. Dedique-se ao que é importante para você financeiramente, emocionalmente, psicologicamente e espiritualmente.
9 - Toxinas: fumar, beber demais, adotar uma dieta rica em alimentos ultraprocessados, plásticos, corantes, conservantes, alergênios, produtos de limpeza e beleza que fazem mal ao seu corpo sobrecarrega seu fígado e te deixa sentindo-se meio assim blah. Para ter energia adote um estilo de vida simples, com alimentos in natura ou pouco processados, encontre formas de relaxar que não sobrecarreguem seu organismo. Troque produtos de limpeza e estéticos cheio de cheiros e químicos por óleos essenciais que não intoxicam o corpo e ajudam a melhorar a saúde e vitalidade.
10 - Desconexão com a natureza: se você passa a maior parte do tempo em ambientes fechados, com iluminação fluorescente e sem janelas, se nunca respira ar puro dificilmente se sentirá bem. Use o final de semana para caminhar por ambientes naturais que possam te acalmar (vale o quintal, parques, praia, trilhas naturais, montanhas etc.). Se você não estiver vendo grama, árvores, flores, plantas, água, animais, insetos, se não estiver exposto regularmente aos sons da natureza dificilmente se sentirá energizado.
Existe uma área em que está pecando mais e que precisa mudar? De que modo pode comprometer-se mais com você, com sua saúde e vitalidade? Comece pequeno. Pequenas mudanças, feitas de forma consistente geram grandes resultados em termos de qualidade de vida.