Muitas pessoas magras possuem alto percentual de gordura corporal e enquadram-se na conhecida síndrome do obeso eutrófico (do inglês, Normal Weight-Obesity). Independentemente do peso, se o percentual de gordura é alto o risco de doenças crônicas aumenta, incluindo diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, esteatose hepática e alguns tipos de câncer.
Uma das características comuns na síndrome é o estado inflamatório constante e a alta produção de radicais livres. É importante que durante a consulta sejam avaliados parâmetros como peso, altura, percentual de gordura, pressão arterial, níveis plasmáticos de colesterol, apoA1 (anti-aterogênica), ApoB (aterogênica, relação ApoB/ApoA1 e marcadores inflamatórios (como proteína C reativa e fibrinogênio).
O acúmulo de gordura pode estar associado à sedentarismo, consumo excessivo de calorias ou carboidratos simples, consumo excessivo de álcool, genética, alterações hormonais. Exames de rotina anuais são fundamentais para manutenção da saúde e correção de possíveis desvios que possam impactar negativamente na saúde e longevidade.