Longevidade, vitalidade, saúde física, mental e emocional, são os objetivos do Ayurveda, um sistema de saúde que percebe a vida com uma jornada de expansão da consciência e de expressão dos nossos talentos naturais em direção à felicidade, prosperidade e liberdade. Para tanto propõe técnicas simples, que todos podemos adotar
Kavala Kanducha é a prática de bochechar óleo pela manhã. O estudioso ayurvédico Charaka mencionou que o gargarejo com óleo de gergelim é benéfico para a força das mandíbulas, a profundidade da voz e a flacidez do rosto. Dá excelente sensação e um bom gosto à boca. Este gargarejo evita o ressecamento da boca e da garganta, lábios rachados, cárie dentária ou dor de dente ou qualquer problema dentário.
O estudioso ayurvédico Sushruta mencionou em seu tratado Sushruta Samhita que segurar óleo ou ghee na boca remove o gosto anormal, mau cheiro, inchaço e rigidez da boca. Também proporciona alegria, firmeza dos dentes e uma boa experiência de sabor dos alimentos.
O óleo de coco captura fungos que serão depois cuspidos, reduzindo a carga tóxica do organismo. O ácido láurico no óleo de coco pode reagir facilmente com o hidróxido de sódio na saliva formando o laureto de sódio, o principal constituinte do sabão, que pode ser responsável pela ação de limpeza e pela diminuição do acúmulo de placa.
Quatro pesquisadores em um estudo envolvendo 60 adolescentes com idades entre 16 e 18 anos observaram uma redução estatisticamente significativa dos índices de placa bacteriana e gengivite com a prática de bochechos usando o óleo de coco.
Depois do bochecho enxague a boca com água morna e cuspa bem. Aprenda mais no curso online A essência do Ayurveda.