Futebol em tempos de coronavírus

O futebol é de longe a mais popular atividade física esportiva no Brasil e possivelmente no mundo. Além de seus praticantes, há um enorme contingente da população que acompanha as transmissões dos jogos nos estádios. Mas em tempos de coronavírus tudo mudou. Diversos campeonatos foram suspensos e cancelados em uma medida preventiva contra o coronavírus. Da mesma forma, clubes mundo a fora estão paralisando suas atividades e pedindo que seus atletas permaneçam em suas casas.

SUWUSX2VENBXRIEYB4NQEAXEZE.jpg

O presidente Bolsonaro acha que cancelar jogos é histerismo mas vários jogadores e técnicos já foram infectados pelo coronavírus ao redor do mundo. Finalmente, esta semana o campeonato paulista foi adiado por tempo indeterminado e os jogadores deverão fazer seu trabalho físico em suas próprias casas. Atletas também são vulneráveis. Apesar da boa forma física que apresentam o excesso de treinamento, associado ao estresse psicológico, dieta inadequada e viagens constantes gera impactos negativos na imunidade (Guimarães, Terra e Dutra, 2017).

O exercício excessivo aumenta a produção de radicais livres, gera estresse oxidativo, danos teciduais, redução na capacidade de contração muscular e imunossupressão (Becatti et al., 2017).

A avaliação adequada do atleta deve envolver então fatores biológicos, psicológicos e sociais. Fazem parte da avaliação biológica os componentes antropométricos (medidas do corpo), metabólicos e neuromotores. Durante a avaliação antropométrica são tomadas as medidas de peso, estatura, dobras cutâneas, circunferências e diâmetros. A partir delas, pode-se determinar o índice de massa corporal (IMC), a adiposidade central, periférica ou total, o somatotipo e suas variações.

r0_0_800_600_w1200_h678_fmax.jpg

As medidas da potência anaeróbica alática e lática, assim como da potência aeróbica, assim como uma variedade de outros exames bioquímicos compreendem as medidas metabólicas. A avaliação neuromotora pode incluir testes de saltos, abdominais, agilidade, velocidade de deslocamento, dentre outros. A avaliação psicossocial é feita por meio de entrevistas em que se analisa aspectos como o nível de estresse e percepção de suporte/apoio.

Este é um momento para recuperação do corpo e da mente e para ajustes da alimentação, que deve ser imunoprotetora, com calorias, proteína e micronutrientes em quantidades ideais. A orientação adequada nesta área é feita por nutricionistas especializados na área esportiva e treinadores que possam adequar o treinamento.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/