Você acorda com a barriga lisinha e ao final do dia está cheio de gases e com a barriga estufada? Isto é comum mas não é saudável. Felizmente, existem muitas práticas integrativas que contribuem para a eliminação dos gases.
São muitas as causas da flatulência. Por isso, o tratamento pode variar. Indigestão pode ser causada por hipocloridria (baixa produção de ácido clorídrico pelo estômago, gerando dificuldade na digestão de proteínas). A hipocloridria pode ser causada por inúmeros fatores como doenças auto-imunes, alimentação pobre em zinco e vitamina B6, consumo excessivo de gorduras e açúcares, estresse, abuso de bebidas alcoólicas e uso contínuo de medicamentos como omeprazol.
Café, chás com cafeína (como mate e preto), chocolate, consumo excessivo de gordura, refrigerantes, água com gás, laticínios e soja também podem agravar os sintomas. Tomar uma colher de sopa de óleo de abacate, gergelim ou azeite de oliva extra-virgem ou consumir um limão, 5 a 10 minutos antes do almoço ou jantar, também pode ajudar. Ao chegarem no intestino os óleos e o suco de limão estimulam a secreção pancreática, que ajudam no processo digestivo.
Outras causas para os gases incluem a mastigação rápida, o hábito de falar enquanto come, a intolerância à lactose, problemas pancreáticos, prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, disbiose intestinal… Várias práticas integrativas ajudam a trazer alívio. Veja as dicas:
Trate a disbiose intestinal;
Mastigue devagar, apreciando sua comida (estude um pouco sobre alimentação consciente);
Pratique exercícios;
Troque os refrigerantes e a água com gás pelos chás de hortelã e gengibre;
Investigue a intolerância à lactose;
OUTRAS ESTRATÉGIAS PARA ALÍVIO DOS GASES
Diminua o consumo de gorduras e pratos pesados;
Consuma frutas que ajudem a regularizar o intestino, como laranja, ameixa, mamão, abacate, figo, kiwi.
Hidrate-se adequadamente. Sem água, o intestino movimenta-se menos, dando mais tempo para a fermentação dos alimentos, com produção de gases;
Evite alimentos e bebidas que contenham fermento como bolos, massas e cerveja;
Converse com seu nutricionista sobre o uso do carvão ativado:
Não esqueça de adotar estratégias para combate ao estresse
Ayurveda e flatulência
O Ayurveda é o sistema de saúde mais antigo do mundo e tem muitas dicas e truques para aliviar o inchaço. De acordo com a medicina ayurvédica existem três tipos de inchaço, que são relacionados aos doshas (tipos mente-corpo de cada pessoa).
Os tipo Vata tendem a sofrer bastante com inchaço, gases e constipação intestinal, como resultado do excesso de ar em seus sistemas. Os Pitta sofrem mais com hiperacidez, refluxo ácido e irritação intestinal, como resultado do excesso do elemento fogo em seus sistemas. Já os kaphas tendem a sofrer de letargia, retenção de água e peso como resultado do excesso do elemento terra (compreenda melhor no curso online).
Vata é composto dos elementos ar e éter e, por isso mesmo, é normal que sofra com mais inchaço. O ayurveda sugere o consumo de água morna ou chá com cominho, 10 minutos antes das refeições, para estimular a digestão. Depois do almoço e jantar vale mastigar cerca de ½ colher de chá de sementes de erva-doce ou tomar uma xícara quente de chá de erva-doce para aliviar o acúmulo de gases.
O tipo pitta é composto dos elementos fogo e água. Não incha facilmente mas pode ficar com o intestino mais inflamado, o que pode ser aliviado com chá de camomila ou hortelã. Na comida, o açafrão é bastante indicado. Já para kaphas sofrem mais com excesso de peso. Também são mais gulosos, podendo sofrer desconfortos pelo excesso de alimento nas refeições. Para acelerar o metabolismo e a digestão podem incluir pimentas e outros condimentos picantes nas refeições. O gengibre ou seu chá também é uma ótima opção.
Outras práticas integrativas também podem contribuir para alívio dos gases. Massagens e automassagem são uma ótima pedida. Com movimentos circulares suaves, vá ajudando o intestino a movimentar-se para eliminar os gases. A massagem pode ser feita com óleos puros ou medicados com óleos essenciais, como hortelã-pimenta, alecrim, gengibre, anis e laranja doce.
Muitas plantas podem ser utilizadas no tratamento da dispepsia (distúrbio que dificulta a digestão, principalmente de alimentos gordurosos) como alcachofra e carqueja. Vários chás ajudam a aliviar os gases, como chá de erva-doce, chá de folhas de abacateiro, chá de cardamomo. A tintura de coentro também poderá ser prescrita por um nutricionista especializado em fitoterapia.
Vários óleos essenciais também podem ser utilizados na massagem do abdomen, para diminuição dos gases, como lavanda, gengibre, hortelã-pimenta, cardamomo, eucalipto, bergamota e funcho. Aprenda mais no curso online.
Diminua o consumo de gorduras e pratos pesados;
Consuma frutas que ajudem a regularizar o intestino, como laranja, ameixa, mamão, abacate, figo, kiwi.
Hidrate-se adequadamente. Sem água, o intestino movimenta-se menos, dando mais tempo para a fermentação dos alimentos, com produção de gases;
Evite alimentos e bebidas que contenham fermento como bolos, massas e cerveja.