Vontade irresistível por doces?

A primeira vez que tomou cerveja não gostou. Se insistiu, talvez hoje ame. A primeira vez que comeu sushi, provavelmente não gostou. Se foi repetindo deve ter aprendido a gostar. Com crianças fazemos o mesmo. Apresentamos a cenoura. Cuspiu? Não há problema. A mãe continua apresentando e a criança vai se acostumando. O que acontece é que quando comemos um alimento repetidamente nossa afinidade por ele aumenta. Não importa se é um alimento bom ou ruim para você. Acontece muito com os doces. Quanto mais açúcar consumir, mas açúcar irá querer.

Se quer consumir menos de um determinado tipo de alimento precisará desabituar seu paladar. Por exemplo, observe quanto açúcar coloca no café, chá ou suco. Na próxima vez que for consumir sua bebida favorita, reduza esta quantidade, mesmo que seja só um pouquinho. Tome assim, algumas vezes até acostumar. Quando acostumar, reduza mais um pouco do açúcar. Permaneça assim por alguns dias ou semanas até habituar-se. E vá fazendo isso, lentamente, cortando cada vez mais um pouco até que consiga retirar todo o açúcar da bebida.

Outra estratégia é diluir seus sucos e refrigerantes. Estudos mostram que quanto maior é o consumo de bebidas adoçadas maior o risco de obesidade e doenças metabólicas. Se você para almoçar e toma dois copos de suco. Peça um copo, complete com água ou água com gás e corte as calorias pela metade. Se você ama suco integral, comece a diluir. Se você toma muito refrigerante, comece a intercalar com água.

Lanches também podem conter muito açúcar. Granola, barra de cereais, barras de proteína, chocolates, balas, bolos podem ser substituídos por versões com menos açúcar, sem açúcar ou por opções mais saudáveis. Encontre opções similares do seu lanche favorito ou troque-o por outros petiscos como frutas, castanhas, queijos ou hummus (pasta de grão de bico).

*De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, o consumo de açúcar não deve exceder 10% do consumo energético diário. Ou seja, se você consome 2.000 kcal ao dia, não deverá consumir mais que 200 kcal ou o equivalente a 50g de açúca…

*De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, o consumo de açúcar não deve exceder 10% do consumo energético diário. Ou seja, se você consome 2.000 kcal ao dia, não deverá consumir mais que 200 kcal ou o equivalente a 50g de açúcar ao dia.

Cuidado com os drinks. Você costuma sair após o trabalho para um Happy Hour? Cocktails podem conter uma elevada quantidade de açúcares. Troque a caipirinha e outros drinks por uma opção sem açúcar. E beba bastante água para acompanhar.

Perceba em que horários busca por doces. A maior parte dos meus clientes relata consumir açúcar quando estão com fome, irritados ou cansados (em geral, no meio da tarde ou à noite). No almoço consuma proteína e fibras, que retardam a digestão e diminuem a vontade de doces mais tarde. Não deixe guloseimas espalhadas pelo trabalho, nem pela casa.

Aprenda a ler o rótulo dos alimentos e procure pelo açúcar escondido. Na lista de ingredientes todos estes nomes significam açúcar: dextrose, sacarose, xarope de glicose, xarope de frutose, xarope de milho, açúcar invertido, mel, maltose, lactose, glicose, malte, melaço, melado de cana, açúcar de cana, açúcar mascavo, açúcar de beterraba.

Se você come no sofá, tente fazer algo diferente à noite. Faça uma aula de yoga, inicie um blog, produza vídeos caseiros, estude, pinte, aprenda linguas, faça um curso online. Ou seja, ocupe-se com algo mais significativo e que distraia seus pensamentos sobre a comida.

Crie recompensas não alimentares para combater o cansaço e a irritabilidade. Você pode trocar o sorvete por uma massagem, uma caminhada, uma ida ao teatro, um banho quentinho. Mas… se estiver com fome, coma. Passar fome não é bom. Dietas restritivas tendem a criar compulsão alimentar. Presenteie-se também, às vezes, com sua guloseima favorita, porque afinal, você também merece. Mas aprenda a fazer isso de forma consciente. Se for comer um chocolate, aprecie-o. Não coma a caixa inteira sem nem prestar atenção. Ensino como aqui.

ESCOLHAS MENOS CALÓRICAS

Você já comeu tâmaras? São tão doces que a maioria das pessoas não conseguem comer mais que 2. Mas são muito menos calóricas que a maioria das sobremesas. Além disso, são boa fonte de fibras, aumentando a saciedade. Se você ama um docinho após o almoço ou no fim de tarde, vale a pena experimentar.

Alguns suplementos também podem ajudar a reduzir a vontade de açúcar como cromo, vanádio, berberina, probióticos, ômega-3 e glutamina.

CHÁS DE ERVAS AMARGAS REDUZEM A VONTADE DE DOCES

Aposte em:

- Artemísia

- Carqueja

- Boldo

- Macela

- Chá verde

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags