Uma sensação dolorosa ou latejante nas têmporas, em um ou nos dois lados da cabeça, é uma das queixas mais comuns no consultório médico. São múltiplas as causas do problema, incluindo:
Problemas no fígado podem aumentar a pressão intraocular, dando a sensação de que o olho vai pular para fora. Pessoas com ressaca sentem muito isso, justamente por estarem com o fígado sobrecarregado. Neste caso, o tratamento pode envolver o uso de suplementos e ervas que dão suporte à destoxificação hepática.
Tensão, estresse, falta de sono, fadiga, jejum extremo, atividade física exagerada são fatores que geram dores, de leves a moderadas, em ambos os lados da cabeça. Neste caso, o tratamento envolve a mudança da rotina.
Inflamação de artérias do cérebro - realizar acompanhamento médico para descartar doenças graves. Tratar disbiose intestinal para reduzir ativação do sistema imune.
Nevralgia do trigêmeo - desordem unilateral caracterizada por dor aguda, que imita um choque elétrico. É abrupto no início e término. Pode ser acompanhada de dores nas bochechas, mandíbula, dentes, gengivas, lábios, olhos e testa
Para a tradicional medicina Ayurvédica, a região supraclavicular (Urdhavajatrugata) é uma parte essencial do corpo, sendo a cabeça (Shiro) a parte mais importante. Além de eliminação dos fatores desencadeantes, terapeutas ayurvédicos estimulam pontos marma nas têmporas. Marmas são regiões sensíveis que se desenvolvem a partir dos canais energéticos do corpo. A estes pontos pode ser aplicada massagem ou pressão.
O ayurveda também recomenda técnicas relaxantes e pacificadoras como a oleação do corpo, massagem (abhyanga), a prática de pránáyámas (técnicas respiratórias) e dieta adequada, que contribuam para revigorar o corpo, melhorar o fluxo sanguíneo e linfático.
Na maioria das vezes, a dor nas têmporas pode ser aliviada com mudança no estilo de vida e terapias adequadas. Contudo, caso tenha sofrido algum acidente ou se a sua dor de cabeça é súbita e intensa ou acompanhada de outros sintomas como febre, rigidez do pescoço, inchaço, consulte o seu médico imediatamente.