A exposição solar é importantíssima para nossa saúde. Quando o dia está bonito nos sentimos mais dispostos e felizes. Além disso, com o banho de sol produzimos vitamina D, nutriente fundamental para a imunidade e para a saúde óssea.
Contudo, a exposição excessiva aos raios ultra violetas aumenta o risco de câncer de pele, gera danos ao DNA e RNA, grande formação de radicais livres e doenças dermatológicas. O Instituto Nacional do Câncer estima que 30% de todos os novos casos de câncer sejam justamente o de pele. Por isso, recomenda o uso diário do filtro solar.
A dieta também é um componente importante para a saúde da pele. Os carotenóides presentes em alimentos como abóbora, cenoura, manga e mamão protegem parcialmente a pele contra queimaduras e contra os radicais livres gerados com a exposição solar.
Capriche nos antioxidantes
Frutas cítricas, como limão, laranja, tangerina, abacaxi e kiwi contém vitamina C, importante antioxidante e também nutriente fundamental para a produção de colágeno. Já abacate, açaí e azeite são fontes de vitamina E, a qual impede a propagação dos estragos induzidos pelos radicais livres. Saiba mais sobre a saúde da pele: