Comer é mais do que colocar nutrientes para dentro, é uma atividade social, assim como cozinhar. Como a maior parte das pessoas não cozinha, quando chamar seus amigos para jantar acharão que você tem habilidades fantásticas e muito especiais. Enquanto cozinha você pode falar sobre a comida que você está fazendo, de onde vem, o que há de tão especial nela, quais ingredientes você está usando, quais são os segredos da receita. Você será um sucesso! Ou fale sobre o equipamento que está utilizando, suas facas, panelas...
Tem gente que sempre gostou de cozinhar mas aí os filhos saíram de casa, ou se divorciou, ou enviuvou. Infelizmente, junto o prazer de entrar na cozinha também pode desaparecer. De fato, preparar comida só para um não é tão divertido. Por isso, continue chamando os amigos para comer. Ou saia para comer com eles. Idosos solitários tem um risco muito maior de desnutrição e de carências de micronutrientes devido à monotonia alimentar. Não é culpa deles, as pessoas não se esforçam quando comer não é mais uma experiência social.
A solidão é apenas parte do desafio da nutrição quando uma pessoa mora sozinha. A depressão também pode reduzir o apetite. A imobilidade, o declínio de habilidades e da capacidade de raciocínio também fazem muitos idosos esquecerem-se de comer ou de como preparar os pratos favoritos. Medicamentos de uso contínuo também podem modificar o paladar reduzindo o prazer de comer. Dificuldade de transporte ou financeiras também reduzem a compra de alimentos saudáveis.
A má alimentação aumenta o risco de má digestão, problemas ósseos, fadiga. Se você mora perto de um idoso dê aquela mãozinha! Convide-os para comer com você ou ofereça-se para comprar alimentos (ou prepará-los). Fazer bastante e congelar também é uma opção. Se você tem avós por perto, convide-os para almoçar. Eles comem melhor quando os netos estão por perto.
Se você mora sozinho e compra muitos alimentos processados (sopas prontas, legumes enlatados ou congelados), pelo menos adicione a eles alimentos frescos. Por exemplo, adicione ervas, temperos naturais às sopas. Adicione uma salada ao seu sanduíche. E force-se a ter contato social. Que tal entrar em uma aula de pintura, em um clube de leitura ou em aulas de yoga? Você fará amigos e poderão comer juntos!
Tente não pular refeições. Se no final, não tiver mesmo vontade ou tempo de cozinhar faça pelo menos uma refeição líquida saudável.
Exemplo de shake saudável
120 a 180 ml de água
- 120 a 180 ml de leite de coco
- 1 dose de whey protein ou proteína vegetal em pó
- 1/2 xícara de morangos ou mirtilos congelados ou frescos
- 1/4 de abacate
- 1 xícara de couve
- 4 cubos de gelo
Bata tudo no liquidificador até obter uma mistura leve e cremosa. Terá um copão com gorduras saudáveis, proteína, vitaminas e minerais. Tim-tim!