Sabia que até 60% das doenças gastrointestinais estão associadas ao estresse? Nossas emoções afetam nosso estômago e nosso intestino. Quem nunca teve dor de barriga de nervoso? O contrário é válido. Se o intestino está muito mal são produzidas toxinas e gerado um processo inflamatório que acaba afetando todo o corpo, inclusive mexendo com nossas emoções.
Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.
Infelizmente muita gente passa o ano tomando remédios (para o estômago, para o intestino, para inflamação, para os nervos…). Mas o ideal mesmo é curar o corpo de dentro para fora. Com meditação, com gerenciamento das emoções, com alimentação saudável, com alimentos que contenham bactérias boas (probióticas).
Nosso microbioma é constituído por uma grande quantidade de microorganismos - bactérias, vírus, protozoários e outras formas de vida amigas. Sim, amigas, pois estão ali para nos proteger contra outras formas de vida ainda mais perigosas.
No meu site você encontra muitos textos e também um curso online sobre o tema. Por que cuidar do intestino é tão importante? Porque obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças auto-imunes, síndrome do intestino irritável, alergias, condições neurológicas, certos tipos de câncer… podem estar começando no intestino! Mas com boa alimentação e gerenciamento do estresse sua microbiota volta a ficar saudável. Saiba mais:
