Não adicione leite ao chá

Neste vídeo aparece a imagem de uma mulher misturando leite com chá. Porém, esta não é uma boa ideia. Os chás protegem o endotélio (a parede dos vasos).

As células que compõem o endotélio são fundamentais para a saúde cardiovascular. Quando saudáveis nos protegem contra doença vascular periférica, acidente vascular cerebral (derrame), doenças cardíacas variadas, diabetes, resistência à insulina, Insuficiência renal crônica, coágulos sanguíneos.

Contudo, entre os 40 e 50 anos de vida há um declínio progressivo na função destas células, que não renovam-se mais como antes. Mas chineses de 60 anos possuem a função endotelial de jovens de 20 anos. Por que? Uma das hipóteses é o alto consumo de chá verde, bebida rica em flavonóides que melhoram a função endotelial após 30 minutos do consumo, efeito que permanece por cerca de 2 horas. O chá preto também funciona muito bem. O problema é que este efeito é perdido se qualquer um dos chás é misturado com leite.

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,