O açafrão ou Cúrcuma é uma planta medicinal, comum em países com clima tropical. Possui uma mistura dos sabores amargo e picante e apresenta poderosa ação antioxidante e depuradora. Destaca-se na culinária indiana e nos festivais hindus há muitas centenas de anos.
Um importante composto ativo do açafrão é a curcumina. Contudo, sua absorção não é fácil, mas pode ser facilitada pela mistura com a pimenta. Tanto o açafrão como a pimenta-do-reino estão presentes nas misturas do curry em pó e estudos realizados por epidemiologistas indicam que na Índia, onde o curry é muito utilizado na dieta cotidiana, as taxas de doença de Alzheimer estão entre as mais baixas do mundo.
Nos últimos 10 anos mais de 2.000 artigos científicos mencionaram a curcumina. De acordo com diversas pesquisas, este composto e outros curcuminoides, apresentam as seguintes propriedades: antioxidante, anti-inflamatória, antiviral, antifúngica, antisséptica, com atividade contra Alzheimer, Parkinson, câncer, diabetes, alergias, artrites, doenças autoimunes e cardiovasculares.
Nas práticas Ayurvédicas a curcumina possui aplicações em distúrbios do fígado, reumatismo, doenças de pele, diabetes, anemia, gastrite, endometriose, corrimento, colite, asma, bronquite e aumento do colesterol no sangue. Na Europa o uso foi aprovado por comissão alemã para o tratamento da dispepsia (má digestão) e perda de apetite.