Curcumina é eficaz no tratamento da depressão

Estudo publicado na revista científica Journal of Affective Disorders mostra evidências de que a curcumina, principal flavonóide do açafrão pode ser eficaz como coadjuvante no tratamento da depressão. O estudo utilizou como metodologia o padrão ouro aleatorização e grupo controle.

Por 12 semanas, 123 pessoas com depressão grave foram distribuídos em quatro grupos. O primeiro recebeu o placebo. O segundo uma baixa dose de extrato de curcumina (250 mg, 2x/dia) o terceiro uma alta dose (500 mg, 2x/dia) e o quarto uma combinação de baixa dosagem + 15 mg de açafrão, 2x/dia (Lupresti & Drummond, 2017). Os pesquisadores mostraram, que em relação ao placebo os grupos que usaram curcumina tiveram melhorias sintomatológicas avaliadas por meio de duas escalas (IDS-SR30 e STAI).

O estudo não comparou a eficácia do uso da curcumina em relação a outros tratamentos, como psicoterapia ou farmacoterapia, o que limita as conclusões.

Contudo, outra pesquisa comparou a curcumina com a fluoxetina (Prozac) mostrando que ambos conseguiram reduzir sintomas depressivos (Sanmukhani et al., 2014). Drogas antidepressivas podem desencadear uma série de efeitos adversos. Por isto, o uso é controlado e nem sempre resultam nas melhorias esperadas. Desta forma, o tratamento multidisciplinar é fundamental e a alimentação saudável aliada à suplementação de compostos antiinflamatórios e com propriedades ansiolíticas mostra-se como importante alternativa.

Se quiser conhecer mais sobre as propriedades dos alimentos faça o curso online Alimentos Funcionais. O mesmo é perfeito para os que querem aprender mais sobre as propriedades dos alimentos e o impacto dos mesmos na saúde e na prevenção de doenças.

Conheça mais sobre soja, tomate, berinjela, brócolis, mel, açafrão, chá verde, maçã, mirtilo, açaí, dentre tantos outros alimentos. Conversaremos também sobre nutrientes e não nutrientes que podem ser destacados nos rótulos dos alimentos por seu potencial benefício à saúde, incluindo ácidos graxos, carotenóides, fibras e probióticos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/