Você tem mil coisas a fazer mas está sempre sem energia? Cansaço, dificuldade de concentração, dores, insatisfação, irritabilidade, insônia podem ser comuns mas nada disso é normal. Melhorias no estilo de vida em geral restabelecem a vitalidade. Veja abaixo quais destes ladrões podem estar roubando sua energia:
- Álcool - beber demais reduz a absorção de vitaminas do complexo B, as quais são fundamentais para a produção de energia. O álcool também provoca inchaço e ganho de peso o que reduz a disposição;
- Consumo excessivo de gorduras saturadas e trans - geram lipotoxicidade e inflamação celular;
- Fumo - o cigarro é um grande ladrão de energia pois entope o corpo de toxinas de difícil eliminação. Compostos como nicotina, acroleína, benzeno, níquel, arsênico, chumbo, cianeto e formaldeído alteram o funcionamento dos órgãos e aumentam o risco de câncer. Converse com seu médico sobre as melhores estratégias farmacológicas para que você consiga parar de fumar. Tintura de endro e chá de nobélia também reduzem a necessidade pelo tabaco e podem ser prescritos por seu nutricionista.
- Café - muita gente pensa que a cafeína vai aumentar a energia. Contudo, em excesso a cafeína aumenta a ansiedade pois estressa a glândula adrenal. Se estiver consumindo em excesso reduza substituindo as xícaras de café por chás de ervas.
- Excesso de peso - quanto maior é a massa corporal mais esforço o corpo precisará fazer para se movimentar. Calorias acumuladas não necessariamente te darão maior energia.
- Sal - o consumo excessivo altera o mecanismo de produção de aldosterona, facilita o acúmulo de líquidos e dificulta a saída de toxinas pela linfa.
- Açúcar e carboidratos simples - em excesso aumenta a agitação e a agressividade.
- Má digestão - o bom funcionamento do trato digestório é fundamental para a saúde como um todo. Sem boa digestão absorvemos menos nutrientes e há maior produção de toxinas no intestino. Algumas ervas melhoram a digestão: alecrim (antioxidante, protege parede estomacal), macela, erva-doce, camomila, aniz, menta/hortelã, gengibre (excelente adaptógeno), picão ou salsaparrilha (detox de fígado).
- Ansiedade - o mundo está doido mas precisamos de estratégias para aliviar o estresse. Atividade física, risadas com os amigos, uma boa noite de sono e uma dieta balanceada ajudam a reduzir o estresse. Você sabia, por exemplo, que a alface contém lactocina, ansiolítico (relaxante) natural? Evite também dietas muito restritas em carboidratos. Os mesmos são fundamentais para o cérebro. Consuma durante o dia alimentos como batata doce, mingau de chia, banana com pasta de amendoim sem açúcar).
- Gente chata e inconveniente - quer viver bem? Simplifique sua vida afastando-se de tudo e todos que te colocam pra baixo.
- Depressão. Esta doença rouba mesmo a energia. E é grave! Por isto, procure tratamento rápido. O mesmo envolve: psicoterapia, tratamento psiquiátrico, atividade física e melhoria da alimentação. Dentre os suplementos adaptógenos interessantes para a melhoria do quadro estão o cacau (rico em treobomina), gengibre, Hypericum, kava kava e passiflora.