Quanto mais os anos passam mais a ciência da nutrição evolui. Existem evidências suficientes de que a má alimentação está ligada a uma série de doenças, como o câncer, o diabetes e os problemas de coração. A maior parte das pessoas sabe disso. Por outro lado o sistema alimentar evoluiu também e ficou mais complexo.
A indústria de alimentos fornece cada vez mais guloseimas com alta praticidade e baixo valor nutritivo. Raras são as pessoas que plantam o próprio alimento ou que tem tempo para comprar alimentos frescos de produtores locais.
O marketing de alimentos é intenso e cada vez mais confuso. As embalagens trazem informações como "acrescido de vitaminas e minerais", "sem gordura saturada", "fonte de fibras", escondendo outras questões como o alto teor de açúcar, sal, adoçantes ou conservantes. Se não prestamos bastante atenção acabamos comprando produtos pouco saudáveis sem querermos.
Muito do sofrimento das pessoas relacionado com a alimentação está no fato de não comermos de forma mais consciente (já ouviu falar em mindful eating?). O problema não está em comermos um bombom, mas em devorarmos a caixa inteira sem nem sentir o gosto. O contrário também é verdadeiro, a obsessão pelo corpo perfeito causa muita insatisfação. Ser escravo dos modismos e da batata doce causa sofrimento a muita gente. E por que ser igual a todo mundo?
Quando somos mais conscientes sobre estas questões cuidamos melhor de nosso corpo e também do meio ambiente. Clicando nos links encontrará vídeos sobre estes temas.
Quer saber mais sobre este assunto? Aproveite o desconto de lançamento do curso online "Alimentação consciente" clicando aqui.