Erva x especiaria

Como você classificaria uma erva? E uma especiaria? Esta distinção não é tão clara e rígida. De maneira geral, ervas aromáticas são aquelas plantas usadas pelos cozinheiros para conferir sabor e aroma à comida. A palavra deriva do latim herba, que também pode ser traduzida como verdura. Assim, no início aplicava-se o termo a uma grande variedades de folhas que desenvolvem-se em climas temperados e são utilizadas na culinária. São exemplos de ervas: alecrim, salsa, manjericão, beldroega, mitsuba (salsa japonesa), louro, alfazema, bergamota, estragão, endro, funcho, hortelã, cebolinha, aipo, orégano, tomilho e coentro.

Especiaria é um termo mais utillizado para as plantas que crescem em climas tropicais. Podem ser raízes, sementes, frutos, normalmente utilizados na forma seca, inteiros ou moídos. A palavra especiaria também tem origem no latim (species) e significa também bem ou mercadoria. São exemplos de especiarias cardamomo, papoula, gengibre, baunilha, cúrcuma, tamarindo, gergelim, acácia, canela, cravo, zimbro, pimentas, páprica, anis-estrelado, alcaçuz, cominho, noz-moscada, assa-fétida, mostarda.

Ervas e especiarias podem ser consumidas sozinhas ou misturadas. O aliño chileno é um condimento utilizado em carnes e peixes, sopas e geralmente leva partes iguais de tomilho seco, alecrim seco, orégano seco, sálvia seca, hortelã seca, erva-cidreira seca, manjerona seca e estragão seco. No nordeste brasileiro o tempero baiano é muito popular.

No Japão ingredientes aromáticos costumam ser misturados com produtos à base de soja e algas. O Shichimi togarashi ou pó das sete especiarias inclui sementes de gergelim, casca de tangerina seca e esmagada, lascas de nori (alga), lascas de pimentas, sansho (pimenta do Japão) e papoula.

Na cultura chinesa, o equilíbrio dos cinco sabores (salgado, azedo, amargo, pungente e doce) é prezado, garantindo vigor culinário e medicinal. Para temperar carnes é comum a mistura de anis-estrelado, pimenta-de-sichuan, sementes de funcho, cravo, canela ou cássia moídas.

O principal requisito de um bom cozinheiro indiano é saber misturar especiarias (chamadas de masalas). Garam masalas, ou "especiarias quentes", são usadas para adicionar sabor e aroma à comida. De acordo com o Ayurveda, as especiarias garam masala aumentam o dosha Pitta. Como resultado, a temperatura do corpo sobe. A garam masala tradicional leva cardamomo, coentro, cominho, pimenta do reino, cravo, canela e tejpat (folhas da planta indiana Cinnamomum tamala). Outras variações podem levar gengibre, pimenta branca, sementes de erva-doce, açafrão, alho, feno-grego, sementes de mostarda e tamarindo.

Ikaria é uma das ilhas gregas estudadas pela alta longevidade da população. Os Ikarianos envelhecem quase totalmente livres de demência, apesar de ser frequente que cheguem aos 90 anos ou mais. Uma combinação de fatores explica isso, incluindo geografia, cultura, dieta, estilo de vida e perspectivas. Eles gostam de vinho tinto, jogos de dominó, um ritmo de vida descomplicado, atividades ao ar livre e dieta com ervas frescas, da estação. Costumam entreter familiares e amigos com chás de ervas com alto potencial antioxidante. Sabemos que os chás de alecrim selvagem, sálvia e orégano também ajudam a manter a pressão arterial sob controle, livrando o corpo do excesso de sódio e água. Que tal começar a celebrar com um chá ao invés de oferecer a quem visita sua casa um suco, refrigerante, bolo ou salgadinho?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/