A síndrome da apnéia/hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS) é uma doença caracterizada por episódios de obstrução parcial ou completa das vias aéreas superiores durante o sono. A obesidade, fatores genéticos, alterações anatômicas ou hormonais são algumas das causas da SAHOS. A condição tem como o sintomas o ronco, o sono não reparador, as paradas momentâneas da respiração durante o sono, os distúrbios cognitivos (piora da memória e concentração), o cansaço e a irritabilidade. Desta forma, piora a qualidade de vida, além de aumentar o risco de hipertensão arterial, diabetes, doença cardiovascular, acidentes, distúrbios cognitivos e depressão.
O alto percentual de gordura corporal é o principal fator de risco para a SAHOS. A estimativa da gordura corporal pode ser feita por medidas antropométricas (peso, altura, circunferências e dobras cutâneas), pela bioimpedânia ou pelo DEXA (Dual Energy X-Ray Absorciometry).
O DEXA permite a avaliação do acúmulo de gordura em regiões como o pescoço. O acúmulo de gordura nesta região influencia por exemplo o desempenho das vias aéreas superiores. O alto percentual de gordura corporal também aumenta o risco de resistência à insulina, síndrome metabólica e doenças crônicas. Desta forma, o acompanhamento nutricional é fundamental, assim como o acompanhamento com profissional de educação física, para prescrição e acompanhamento de exercícios que estimulem o ganho de massa magra e a termogênese afim de acelerar a queima de gordura.
Fonte consultada: Bezerra, P.C. (2010). Composição corporal e síndrome de apnéia/hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS). Conectividade óssea. Informativo oficial da sociedade brasileira de densitometria clínica, sociedade brasileira de osteoporose e sociedade brasileira para estudos do metabolismo ósseo e mineral. Edição 27, ano XVI, p. 6-8.
Mais sobre o emagrecimento aqui.