A pele é o maior tecido do corpo humano e tem funções enormes, compatíveis com sua extensão. Além de ser um órgão de sensibilidade tátil, recebendo tanto estímulos de prazer quanto de dor, ainda protege os órgãos internos das variações de temperatura, lesões mecânicas, irradiação ultravioleta, agressões químicas e microrganismos.
Porém, alterações na sua estrutura fazem com que ela desempenhe estas funções com maior dificuldade. Daí a importância de um estilo de vida saudável, capaz de manter a integridade do tecido por toda a vida.
As principais alterações da pele decorrem da interação entre o processo natural de envelhecimento, a exposição crônica aos raios ultravioleta, a alimentação inadequada e o aumento da produção de radicais livres, processo comum durante as corridas.
O resultado dessa combinação aparece na forma de rugas, descamações, manchas senis, diminuição da espessura e menor elasticidade cutânea. Corredores também podem enfrentar outros problemas dermatológicos como queimaduras solares, traumas nas unhas dos pés, micoses, bolhas e assaduras na região das coxas.
COMO SE PROTEGER. Treinos longos ou intensos e exposição solar prolongada estão associados ao aumento da produção de radicais livres, que aumentam o número e profundidade das rugas, o risco de flacidez e o câncer de pele. No verão, é importante o uso de filtro solar com fatores de proteção acima de 30. Os mesmos devem ser aplicados meia hora antes do treino e reaplicados a cada duas horas.
Já a dieta do corredor deve incluir alimentos ricos em substâncias antioxidantes, como carotenoides, vitamina E, vitamina C, cobre, flavonoides, selênio e zinco (veja quadro).
No caso de assaduras, recomenda-se o uso de vaselina nas regiões mais sensíveis, uso de roupas com tecidos leves e macios. Para melhorar a saúde cutânea após uma assadura, utilize hidratantes com ureia, evite o uso de roupas justas e não faça depilação até o completo restabelecimento das lesões.
Sucos e saladas que incluam alimentos com propriedades cicatrizantes são formas de recuperar a pele. Frutas cítricas (acerola, camu-camu, laranja, limão, morango, tangerina) são ótimas fontes de vitamina C, nutriente com propriedades variadas, como melhoria do sistema imunológico, redução do número de patógenos, combate aos radicais livres. Açaí, amora e mirtilo são outras opções.
Adicione também, diariamente, uma fonte de carotenoides, nutrientes precursores da vitamina A e capazes de prevenir e tratar as assaduras. Frutas e vegetais, como manga, mamão, batata-doce, cenoura, alfafa, brócolis e tomates, são boas opções. Os carotenoides também ajudam o tecido a ficar com uma coloração mais bonita e saudável.
Para complementar o coquetel, utilize óleos, especialmente aqueles adicionados de vitamina E (tocoferóis e tocotrienóis). Você também pode caprichar no consumo de alimentos que contenham vitamina E, como amendoim, azeite de oliva, sementes de girassol, gérmen de trigo, vegetais verde-escuros, grãos integrais ou nozes.
Após o sol é importante manter-se bem hidratado. Água, chás gelados, sucos e água de coco são mais que bem-vindos.