A contribuição calórica do açúcar na dieta não deve ser maior que 10% ao dia. O motivo é que dietas ricas em açúcares simples são responsáveis pelo aumento da incidência de doenças cardiovasculares, doenças renais, resistência à insulina, obesidade, esteatose hepática, demência, envelhecimento, hiperuricemia (aumento do ácido úrico), cáries, dentre outros agravos.
O Brasil é um grande produtor de açúcar, tornando este alimento barato e facilmente disponível até em alimentos "salgados" como molho de tomate, sopas industrializadas, conservas de legumes, pães, embutidos (salsicha, linguiça, kanikama), torradas...
Um outra grande problema é que açúcar vicia pois provoca reações de prazer tão intensas no cérebro que acaba gerando compulsão justamente por alimentos doces. Mas não qualquer doce: você já viu alguém com compulsão por banana? Eu não e bananas são doces. Quanto mais açúcar se consome mais o paladar fica alterado e a busca acaba sendo por alimentos com sabor cada vez mais doce como aqueles feitos com xarope de frutose, que é ainda mais doce do que o açúcar da cana de açúcar (sacarose).
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE