A glutamina é um suplemento muito utilizado por praticantes de atividade física e atletas. Desempenha importantes funções no metabolismo de processos biológicos importantes, tais como a função imune, a atividade neurológica, síntese de glicogênio (reserva de carboidrato) e ureia (para eliminação da amônia, que é tóxica), equilíbrio do pH sanguíneo, além de crescimento muscular. Também é a principal fonte de energia de células de multiplicação rápida, como as presentes no intestino e no sistema imune.
Durante exercícios prolongados ou treinos exaustivos, sem períodos de recuperação adequados, a produção e liberação da glutamina fica prejudicada e o risco de infecções aumenta. Por isto, a suplementação de 5 gramas de glutamina ao dia (diluída em água), até 2 horas após treino ou competição é muito praticada por maratonistas, ultramaratonistas e remadores.
Existem poucos estudos com praticantes de exercício de força, área que ainda precisa ser mais explorada. Além disso, a suplementação deve ser bem orientada por profissional competente>
Mais: Mulheres, não abusem da glutamina!
Alguns suplementos para discussão com o nutricionista:
Marcas de glutamina: glutamax (vitafor), puravida, essential
Exemplo de probiótico para tratamento de diarreia: floratil 200 (Saccharomyces boulardii)