O uso indiscriminado de medicamentos é muito comum porém é totalmente inapropriado já que muitas pessoas acabam errando no tipo de remédio, dosagens, ou mesmo tomam substâncias que não precisariam o que pode causar intoxicações graves. Além disso, o uso desnecessário de medicamentos intoxica o fígado e ainda prejudica a absorção de nutrientes essenciais à saúde. Por exemplo, a aspirina diminui a absorção da vitamina C e pode ainda reduzir os níveis de ferro e ácido fólico o que compromete o sistema imune e causa anemia. Anticoncepcionais depletam as vitaminas B6 e B12 e os minerais zinco e magnésio, o que pode prejudicar a qualidade do sono, resultar em alterações de humor e problemas gastrintestinais. Antiácidos diminuem a absorção de ferro, zinco e vitamina B12, o que aumentam o risco de infecções e até câncer.
Sempre que iniciar um medicamento liste para seu médico todos os suplementos que tiver utilizando. Por exemplo, o antidepressivo paroxetina não pode ser utilizado junto com o fitoterápico hipérico pois competem na mesma via de metabolização hepática. E isto acontece entre muitos suplementos e medicamentos.
Caso você realmente precise usar qualquer tipo de droga converse com seu nutricionista. Este poderá ajudá-lo a melhorar sua alimentação, o que reduzirá o risco de novas doenças e ainda fará a suplementação vitamínica e/ou mineral sempre que houver necessidade.