Etimologia:
Gastronomia = do grego antigo γαστρονομία; γαστρός ["estômago"] e νομία ["lei"/"conhecimento"]
O termo pode ser utilizado para:
- Estudo ou observância das leis do estômago.
- Arte do bem comer e do bem beber.
- Arte culinária que compreende os métodos, as técnicas e procedimentos destinados a transformar os alimentos da sua forma hostil e bruta, como a natureza nos apresenta, e apresentá-los de maneira que constituam um prazer ao paladar, à vista e ao aroma. É uma arte refinada de transformação alimentar.
- Ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados.
- Dicionario Houaiss: Substantivo feminino
1. prática e conhecimentos relacionados com a arte culinária
2. o prazer de apreciar pratos finos
Definição:
De forma mais completa podemos dizer que a gastronomia é um ramo dentro da culinária que abrange todas as técnicas, práticas e conhecimentos que ajudam a construir a alimentação humana.
Estuda os vários modos de preparação do alimento e das bebidas que acompanham ada refeição. Para tanto, o profissional da gastronomia precisa conhecer as matérias primas, os materiais e as melhores técnicas para a confecção dos pratos.
O profissional que se especializa em gastronomia é chamado de gastrólogo, gastrônomo ou “chefe gourmet”. O gastrônomo também pode ser uma pessoa com interesse no mundo da culinária mas sem estudo formal na área. Estes profissionais podem trabalhar em diversos ambientes incluindo hotéis, restaurantes, caterings, bares, hospitais, spas, food trucks, programas de TV e para internet, websites, blogs.
Principal objetivo da gastronomia:
Unir de maneira harmoniosa diferentes sabores e odores, satisfazendo olfato, paladar, visão e tato. Um ramo emergente é a gastronomia funcional, que preocupa-se com a criação de pratos que além de deliciosos e bonitos sejam saudáveis e nutritivos.