O magnésio é o 4o mineral mais abundante no organismo, sendo importantíssimo para o funcionamento da memória, sendo indispensável para os neurônios das crianças e para as células do cérebro em adultos. Porém, a deficiência é comum. Sem magnésio a glicose tem uma baita dificuldade para entrar na célula e gerar energia. Daí vem cansaço, nervosismo, irritabilidade, dores de cabeça...
4 fatores que atrapalham a entrada de magnésio dentro das células:
Consumo excessivo de sódio, não só do 🧂 de cozinha mas também presente nos alimentos ultraprocessados.
Aumento da insulina plasmática
Gravidez
O envelhecimento.
SUPLEMENTOS PARA MEMÓRIA NA EUROPA
Infelizmente não há um exame de sangue rápido, preciso, simples e barato para avaliação dos níveis de magnésio, mesmo porque 99% dele está dentro das células e não no sangue. Assim, o nutricionista precisa avaliar o consumo do paciente, sinais, sintomas e também há a possibilidade de entender melhor o metabolismo deste mineral por meio de exames nutrigenéticos.
Aumente o consumo de magnésio inserindo mais vegetais verde escuros no cardápio, abacate, cacau, figo, sementes de abóbora, castanha do Pará e amêndoas. Um estudo mostrou que o suplemento magnésio-L-treonato efetivamente consegue entrar no cérebro e inibe o fluxo de cálcio para os neurônios melhorando a memória. No estudo dois grupos de ratos receberam uma dieta contendo quantidades adequadas de magnésio. Além disso o primeiro grupo recebeu a suplementação adicional. Testes comportamentais mostraram que o magnésio melhorou o funcionamento cognitivo além de aumentar o número de sinapses no cérebro.
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE
Slutsky et al. Enhancement of Learning and Memory by Elevating Brain Magnesium. Neuron, 2010; 65 (2): 165.