Gestantes: comer por 2 faz mal para você e para o bebê

Após revisão dos dados de mais de 1.300 gestantes, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, concluíram que as mulheres cujo o consumo chega a 500 kcal extras ao dia ganham até 15 kg acima do recomendado. O problema é que o ganho excessivo de peso não só aumenta o desconforto da coluna e articulações mas também a pressão sanguínea e as chances de complicações durante a gravidez e o parto. Além disso, bebês que nascem grandes (e gordos demais) tem também um maior risco de desenvolverem obesidade em fases posteriores da vida.

Comer 500 kcal a mais é conseguido facilmente. Um cheeseburguer com maionese tem 500 kcal, assim como 2 brownies, 1,5 fatias de pizza, 100g de mousse de chocolate ou 2 fatias de bolo. Por isto é muito importante a orientação de um nutricionista assim como é essencial a substituição destes alimentos por outros menos calóricos e a inclusão de mais frutas e verduras na dieta afim de aumentar o consumo de vitaminas e minerais importantes para a mãe e para o bebê.

De acordo com o estudo americano foi também observado que as mulheres vegetarianas ganham menos peso na gestação, que o aumento do consumo de gorduras monoinsaturadas, presentes no azeite, nas nozes, nas castanhas e no abacate também promoveu menos ganho de peso, enquanto o consumo de apenas uma porção de alimentos fritos ao dia aumenta o risco de engordar demais em 4 vezes.  Segundo dados apresentados pela Dra. Alison Stuebe,  o consumo de laticínios também está associado com maior ganho de peso nesta fase da vida.

A quantidade de peso que a mulher deve ganhar na gestação varia de acordo com o Índice de Massa Corporal pré-gestacional:

Screen Shot 2018-01-27 at 9.11.23 PM.png

Suplementação para um bebê saudável

A suplementação na gravidez varia para cada mulher e deve ser prescrita e avaliada durante a consulta, a partir da anamnese, resultado de exames, sinais e sintomas. Mas, de forma geral, a mulher deverá utilizar vitamina D, metilfolato, ômega-3, probióticos e um suplemento multivitamínico específico para esta fase da vida. Muitas mulheres também beneficiam-se do uso da melatonina.

Moro hoje fora do Brasil mas se desejar pode marcar comigo uma consultoria online.

Extra: no módulo 9 do meu curso de yoga converso mais sobre nutrição na gestação e ensino as técnicas de yoga e meditação apropriadas para a gestante praticar em casa.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/