Pacientes celíacos precisam de suplementação

A doença celíaca é um exemplo de síndrome de má absorção, acomentendo indivíduos com predisposição genética à alimentos que contenham glúten (tudo o que for feito com trigo, aveia, centeio, cevada e malte). Sintomas da doença incluem diarréia ou constipação crônica, anemia, alterações de humor, dor ou inchaço abdominal e osteoporose.

Uma outra consequência da doença é a deficiência de micronutrientes, como ácido fólico e vitamina B12. Tais vitaminas desempenham diversas funções, sendo uma delas a conversão de metionina em glutationa peroxidase, um potente antioxidante. Sem estas vitaminas a metionina (um aminoácido) é convertida em homocisteína, um marcador de risco cardiovascular. É comum pacientes celíacos terem níveis aumentados de homocisteína por isto uma nova pesquisa, divulgada no World Journal of Gastroenterology, investigou justamente a suplementação destas vitaminas neste grupo. O grupo de pesquisadores demonstrou que a suplementação de B6, B12 e ácido fólico é benéfica nestes pacientes, aumentando os níveis séricos e reduzindo os níveis de homocisteína.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/