O consumo de muita gordura não só faz você ganhar peso como pode também afetar o seu ritmo circadiano (0 seu relógio biológico). De acordo com pesquisadores da Universidade de Jerusalem, o relógio biológico, que regula a atividade ou expressão de enzimas e hormônios envolvidos no metabolismo, pode ser modificado negativamente por dietas hiperlipídicas. Isto é ruim pois pode acarretar em .
Genes que regulam o ciclo circadiano interferem na produção de vários hormônios relacionados à obesidade, como cortisol, leptina e adiponectina. Assim, alterações do padrão normal de sono (cronodisrupção) aumenta o risco de distúrbios hormonais, obesidade, desordens psicológicas e do sono e até de certos tipos de câncer.
A cronodisrupção pode ser causada por situações externas (festas, plantões noturnas, assistir TV até tarde, jet lag) e por fatores externos como polimorfismos (variações) dos genes CLOCK e BMAL1. Estes genes codificam proteínas com papeis importantes para a saúde humana.
A partir de exames nutrigenéticos podemos conhecer nossa individualidade. Por exemplo, pessoas com polimorfismos do gene CLOCK rs1801260 (CC) apresentam mais dificuldade para perda de peso. Para reduzir o risco de obesidade precisam adotar dieta padrão mediterrâneo, dormir pelo menos 8 horas por noite. Aqueles portadores de polimorfismos do gene CLOCK (rs379474, rs4580704, rs1801260) possuem menor gasto energético. Por isso, precisam realizar atividade física, ganhar massa magra, reduzir a ingestão de gordura.