
A inflamação crônica representa um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e derrame. Por isto, manter o processo inflamatório sobre controle é uma importante estratégia de prevenção de doenças.
Pesquisa mostrou que o consumo de 6,7 gramas de chocolate com alto teor de cacau (1 quadradinho só!), duas ou três vezes por semana é a quantidade ideal para prevenir inflamações e doenças cardiovasculares em adultos.
É importante lembrar que os indivíduos do estudo com menores níveis do marcador inflamatório (proteína C reativa) consumiam pequenas quantidades do chocolate amargo, aquele com menos açúcar e mais cacau, rico em flavonóides (di Giuseppe et al., 2008).
E o chocolate ao leite? Este não tem o mesmo efeito. Pesquisas anteriores mostraram que o leite interfere com a absorção das substâncias antioxidantes do cacau. Que outra atitudes antioxidantes são fundamentais para uma vida saudável? Consumir pelo menos 400 gramas de frutas e verduras diariamente, adicionar ervas e condimentos naturais em seu prato, praticar atividade física moderada, não fumar e aprender a administrar bem o estresse.
O percentual de cacau é importante

Quanto mais cacau menos polifenóis e maior controle glicêmico. Se você está tentando controlar a quantidade de açúcar no sangue sempre escolha chocolates com mais de 70% de cacau. Quanto maior o teor de cacau, menor o teor de açúcar e mais controle da glicemia você obterá, principalmente naqueles a partir de 75%. Chocolates ao leite contém menos de 50% de cacau e alguns chocolates (os mais doces) contém apenas 25% de cacau!
