Escrevi anteriormente neste site que a prevenção da diabetes em adulto passa necessariamente pela adoção de um estilo de vida saudável que inclui atividade física regular e alimentação saudável.
Agora os cientistas estão empenhados em mostrar que a saúde também melhora com a regularidade das refeições. Ou seja, quanto mais irregular for os horários para comer de alguém (um dia toma café às 7h outro dia não toma e só belisca algo às 11:00h, por exemplo) maior é o risco de se desenvolver resistência à insulina (hormônio que controla a entrada de glicose em nossas células) e da síndrome metabólica.
De acordo com um estudo liderado pela Dra. Mai-Lis Hellénius, indivíduos que não consumiam regularmente o café da manhã e que não tinham horários definidos para almoço e jantar tinham, em média, uma circunferência da cintura maior e mais alterações de colesterol e triglicerídeos sanguíneos.
Para saber mais: Dra. Mai-Lis Hellénius KAROLINSKA INSTITUTET SE-171 77 Stockholm http://ki.se e-mail: mai-lis.hellenius@ki.se