Frituras e câncer de mama
A acrilamida é um composto químico formado durante processos de cocção como fritar, grelhar e assar alimentos ricos em carboidratos em temperaturas superiores a 120°C, sendo encontrada em batatas fritas, pães e até mesmo no café. O fumo também gera quantidades substanciais de acrilamida.
Testes em animais têm demonstrado que o composto é carcinogênico o que foi confirmado por um estudo publicado no Jornal Internacional do Câncer, em que mulheres mais submetidas à acrilamida tiveram mais câncer de mama do que as menos expostas.
Os achados reforçam as preocupações sobre a carcinogenicidade da acrilamida uma vez que outras pesquisas já haviam demonstrado a associação entre o consumo da substância e os cânceres de ovário e endométrio. Contudo, como ainda existem muitas dúvidas acerca das questões outros estudos são necessários até que conclusões definitivas possam ser feitas.
PRESTE TAMBÉM ATENÇÃO AOS NÍVEIS DE VITAMINA D
Vitamina D abaixo de 40ng/dl para mulheres é super comum em todo o mundo. Convém suplementar pois associa-se a maior perda óssea, piora da imunidade, aumento do risco de câncer de mama e declínio cognitivo.
Para agendamento de consulta de nutrição online acesse: www.andreiatorres.com/consultoria
Baixe gratuitamente: Manual de tratamento para sobreviventes do câncer