Os maiores mitos em nutrição

- Carboidratos engordam. Falso. Cortar os carboidratos da sua dieta pode até fazê-lo perder peso em decorrência da diminuição dos estoques destes nutrientes em seu fígado e em seus músculos. Porém saiba que o consumo moderado dos mesmos não leva ao ganho de peso. Nosso organismo os usa como fonte de energia, por isso dietas restritas em carboidratos causam letargia. Além disso é o combustível que nosso cérebro utiliza para realizar suas muitas funções.

- Todos devem consumir 8 copos de água ao dia. As perdas de líquidos que acontecem diariamente através da respiração, suor e urina devem ser repostas mas nem tudo precisa ser consumido como água puro. Sucos e alimentos ricos em águas, como as frutas, entram nesta conta. Por isso, a dica de ouro é observar a cor da urina, que deve ser sempre amarelo clara e sem odor forte. Caso ela apresente uma coloração amarelo escura aumente o consumo de água.

- Os produtos de cor marrom são integrais. Não! Diversos corantes e aditivos podem deixar os alimentos com aparência de um produto integral. Por isso, leia os rótulos afim de se certificfar de que se trata realmente de um produto que contenha farinhas integrais.

- O consumo de ovos aumenta o colesterol. Este mito se deve ao fato de que as gemas dos ovos são ricas em colesterol. Contudo, o colesterol deste alimento não é suficiente para representar um risco caso seja ingerido com moderação. Aliás, o consumo de gorduras saturadas (da manteiga, bacon, leite integral e carnes gordas) e de gorduras trans (de alimentos industrializados) eleva bem mais o colesterol sanguíneo, ou seja, é bem mais prejudicial.

- Todos deveriam ingerir suplementos vitamínicos. Falso!!! Se você consumir uma variedade de frutas, hortaliças, grãos integrais e diminuir a quantidade de alimentos ricos em gordura e proteína você não precisará de suplemento algum.

- Consumir proteínas extras é imprescindível para o ganho de massa muscular. Na verdade, ao contrário do que dizem as indústrias de suplementos, o consumo de proteína extra não aumenta os músculos a não ser que você aumente a carga de exercício muscular. Mesmo assim, a quantidade de proteína necessária para a prática esportiva poderia facilmente vir da alimentação.
- O consumo excessivo de açúcar causa o diabetes. O açúcar pode agravar o ganho de peso em algumas pessoas o que aumenta a resistência ao hormônio insulina, responsável pela entrada da glicose em nossas células. Mas não é diretamente a causa da doença. Muitas pessoas consomem açúcar e não desenvolvem diabetes. Há uma importante interação entre genética, nível de atividade física, qualidade do sono, nível de estresse e alimentação. Saiba mais:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags