Whey protein x proteína da soja

A soja é tão boa para a manutenção da musculatura quanto a proteína derivada do soro do leite (whey protein). A proteína de soja é tão efetiva para a manutenção da massa muscular após o treino de resistência quanto a proteína do trigo ou whey protein. Este é o resultado de um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Indiana no Jornal de Nutrição, este mês.

Se o objetivo do atleta é o ganho muscular, é importante que o mesmo consuma alimentos fonte de proteína após o atividade física afim de acelerar a síntese de fibras musculares. Muitos atletas e praticantes de atividades físicas em várias modalidades optam por suplementos com proteínas do soro do leite, já que os mesmos são facilmente digeridos aumentando, teoricamente, a velocidade com que as fibras musculares são depositadas.

Geralmente, estes atletas optam pelas proteínas animais por acreditarem que as de origem vegetal (como a soja), não seriam tão eficientes. Porém, neste estudo os pesquisadores conseguiram confirmar que tanto as proteínas de origem animal quanto as de origem vegetal tem o mesmo efeito. Os estudiosos alimentaram grupos de camundongos, que se exercitaram por 2 horas consecutivas em um globo giratório, com suplementos de soja ou de proteína do leite. Os efeitos da suplementação com proteína do leite e com proteína de soja foram os mesmos em termos de síntese muscular.

Como o estudo foi feito em ratos, outros experimentos são necessários para confirmar os achados em humanos, porém as expectativas são de que realmente a proteína da soja seja tão eficiente quanto a proteína do leite, o que é uma vantagem para as pessoas alérgicas ao leite, ou que preferem, por qualquer motivo, diminuir o consumo de suplementos oriundos de fontes do reino animal.

Fonte: Anthony, T.G.; McDaniel, B.J.; Knoll, P.; et al. Feeding Meals Containing Soy or Whey Protein after Exercise Stimulates Protein Synthesis and Translation Initiation in the Skeletal Muscle of Male Rats. J. Nutr., v. 137, p. 357-362. Fev, 2007.

Pacientes com câncer: a troca de leite por whey é benéfica

Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.

Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:

Proteína vegana sem corantes e sabor neutro:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/